Artigo | 16 de October

O FPÖ caiu de segunda para quinta força política, obtendo apenas 7,1% dos sufrágios e 8 mandatos, quando, em 2015, chegaram aos 30,8% e 34 lugares. Sem representação parlamentar ficou o novo partido do antigo líder do FPÖ, que não foi além de 3,3% dos votos, abaixo dos 5% exigidos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 13 de October

Com a hecatombe sofrida este fim de semana, a representação da maioria governamental ficou reduzida a menos de 10% do Senado, deixando a oposição de centro-direita com o controlo de mais de dois terços da câmara alta do Parlamento. Por Jorge Martins

Artigo | 8 de October

Nas eleições regionais e para o Senado, o partido populista do primeiro-ministro melhorou ligeiramente a votação. Sociais-democratas e comunistas que lhe dão apoio parlamentar tiveram “uma grande derrota”. O partido dos “piratas” subiu muito e a oposição de centro-direita foi quem mais ficou a ganhar. Por Jorge Martins.

Artigo | 14 de July

As legislativas croatas de 5 de julho saldaram-se por uma vitória clara da conservadora HDZ, do primeiro-ministro Andrej Plenković. Um dos factos mais relevantes foi o bom resultado da coligação Verde-Esquerda (Z-LK). Por Jorge Martins.

Artigo | 6 de July

Os conservadores da Comunidade Democrática Croata (HDZ), do primeiro-ministro Andrej Plenković, venceram as eleições legislativas deste domingo na Croácia. Por Jorge Martins.

Artigo | 20 de February

Foi a juventude que contribuiu para o triunfo do “sim” nos referendos para a legalização do divórcio, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto. E foi também ela que permitiu a vitória eleitoral do Sinn Féin e o crescimento de outras forças de esquerda. Por Jorge Martins.

Artigo | 18 de February

As eleições realizadas na República da Irlanda, no passado sábado, saldaram-se por um triunfo histórico do Sinn Féin (SF), principal força da esquerda, o primeiro desde a independência, em 1922. Por Jorge Martins

Artigo | 7 de January

O antigo primeiro-ministro Zoran Milanović, do oposicionista Partido Social Democrata (SDP),  foi eleito este domingo presidente da Croácia, ao derrotar na 2ª volta a presidente cessante, do principal partido do governo. Por Jorge Martins.