Artigo | 4 de December

Está neste momento a decorrer o período de consulta pública do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para o período de 2023 a 2027. Mas o processo de consulta pública do PEPAC, promovido pelo Governo, “é de âmbito manifestamente limitado”, acusa o Bloco de Esquerda. Notícia de Interior do Avesso.

Event | 4 de December

Entrada gratuita mediante reserva: 265 236 168 • [email protected]. Ver evento de facebook.
Casa da Cultura de Setúbal, 1º Piso, Sala José Afonso, 11h.

Event | 4 de December

Com a presença de Benedita Silva, política, ativista e 1ª senadora negra brasileira, e Ana Flávia Magalhães Pinto, professora na Univ. de Brasília e integrante da Rede de HistoriadXs NegrXs. Este painel tterá moderação de Rebeca Gomes de Freitas e poderá ser visto em direto no Facebook e no Youtube do SOS RACISMO (https://www.youtube.com/c/sosracismopt) a partir das 19h. Ver evento de facebook.

Event | 4 de December

Conta com a presença de Yussef - Militante do Movimento africano de trabalhadores e estudantes - RGB, Neusa Pedro - ativista do Levantados do Chão, e Sinho Baesa - Vice-Presidente da Associação Cavaleiros Cavaleiros De São Brás e Dinamizador Sociocultural. Este painel terá moderação de Joana Cabral e poderá ser visto em direto no Facebook e no Youtube do SOS RACISMO (https://www.youtube.com/c/sosracismopt) a partir das 19h. Ver evento de facebook.

Event | 4 de December

Com a presença de Mamadou Ba (ativista do SOS RACISMO), Sílvia Maeso (Investigadora do CES coimbra) e Ana Paula Costa (dirigente da Casa do Brasil e ativista da Plataforma GENI). A conversa tem moderação de Carolina Almeida e poderá ser vista em direto no Facebook e no Youtube do SOS RACISMO (https://www.youtube.com/c/sosracismopt) a partir das 19h. Ver evento de facebook.

Event | 4 de December

Com a presença de ativistas e fundadores do SOS RACISMO José Falcão e Rosana Albuquerque, Carlos Alvarenga e Bruno Gonçalves também dirigente da associação Letras Nómadas. Ver evento de facebook. Com a moderação de Sara Neves. A iniciativa poderá ser vista em direto no Facebook e no Youtube do SOS RACISMO (https://www.youtube.com/c/sosracismopt) a partir das 19h.

Event | 4 de December

Reservas e outras informações.
Lisboa, Festival InShadow Biblioteca Municipal de Alcântara, 18h-21h (três sessões diárias).

Event | 4 de December

Entrada gratuita (os bilhetes podem ser levantados a partir das 13H30 – máximo 2 por pessoa).
Lisboa, Cinema Ideal – Rua do Loreto 15/17, 14h30.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de December

Se o Governo ou os partidos não percebem que a covid é um novo mundo, é melhor que olhem para as urgências dos hospitais e percebam onde não podem falhar.

Artigo | 4 de December

Neste apelo subscrito por alguns dos promotores do Acordo de Glasgow, defende-se a necessidade de um plano de ação climática construído a partir das bases e dos movimentos sociais, organizados nos territórios e nas diferentes regiões de todo o mundo.

Artigo | 4 de December

Ao mesmo tempo que avança com o despedimento coletivo de 30 trabalhadores, a empresa de transporte de valores força os restantes trabalhadores a cumprirem horas extraordinárias excessivas. Greve ao trabalho extraordinário mantem-se até 1 de janeiro.

Artigo | 4 de December

Moisés Ferreira afirmou que “não ter medidas que cheguem às áreas mais afetadas pela pandemia é condenar à falência vários setores de atividade e é condenar ao desemprego os seus trabalhadores”. E assinalou que faltou ao Governo “a coragem para exigir” ao setor privado da saúde o que tem exigido ao país.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de December

A invocação de Hannah Arendt é um gesto de justiça para com o seu legado e também, egoisticamente, o apontar de uma saída para nós, actuais e futuros habitantes do planeta Terra.

Vídeo Esquerda | 4 de December

Pedro Filipe Soares defendeu que o Governo deve assegurar que o SNS terá as condições e os recursos para garantir que os cuidados de saúde não faltarão a ninguém. E que sejam implementadas medidas de apoio às famílias e aos setores mais afetados pela crise.

Audio | 4 de December

Nesta edição do podcast Quatro e Vinte, o destaque vai para a retirada da canábis da tabela de substâncias mais perigosas e sem valor medicinal na Convenção Internacional que rege o controlo de estupefacientes.

Artigo | 4 de December

Investigação da Comissão Europeia diz que foram atribuídas vantagens fiscais a empresas que não contribuem para a criação de atividade económica real e de emprego. “É um regime criado para permitir e favorecer o abuso, como dizemos há anos”, frisa Mariana Mortágua.

Artigo | 4 de December

O ex-analista da NSA exilado em Moscovo pede ao presidente norte-americano que contribua para a libertação do fundador do Wikileaks, atualmente detido em Inglaterra à espera de decisão sobre a extradição para os EUA.

Artigo | 4 de December

Repita-se pela enésima vez: nem o Código do Trabalho, nem a jurisprudência tratam os trabalhadores por colaboradores. Não há contratos de colaboração. Há contratos de trabalho. Postado por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas

Artigos Opinião Esquerda | 4 de December

Iniciou-se na semana passada mais uma legislatura e tomou posse na passada terça-feira o novo Governo Regional. Do que se conhece, este será um governo que terá várias linhas de ação que serão totalmente contrárias ao que considero que devem ser as políticas que os Açores precisam.

Artigo | 4 de December

Jeremy Corbyn, Mélenchon, Rashida Tlaib, Varoufakis e Marisa Matias são alguns dos subscritores desta carta aberta a Jeff Bezos. Exigem respeito pelos direitos laborais, práticas tributárias mais justas e um compromisso com padrões ambientais mais elevados.