Artigo | 30 de November

33 países podem vir a ser julgados neste tribunal devido às alterações climáticas. Portugal é um deles.

Artigo | 30 de November

Em resposta ao ProTejo, a Agência Portuguesa do Ambiente indica que a poluição é originada em descargas de ETARs ou da agricultura.

Artigo | 26 de November

Numa carta dirigida ao vice-presidente brasileiro e ao Conselho da Amazónia, Marisa Matias, José Gusmão e outros 66 eurodeputados transmitem a sua preocupação pela proposta daquele organismo que tem por objetivo controlar quais as ONG com acesso à região.

Artigo | 24 de November

O Movimento ProTejo requer à administração da região hidrográfica e à agência portuguesa do ambiente que atue com urgência para identificar as origens da poluição no rio, em Abrantes, e também para combater a eutrofização nos rios Pônsul e Tejo internacional.

Artigo | 24 de November

O movimento Extinction Rebellion lança-se contra os cúmplices financeiros das alterações climáticas, naquilo a que chama a "Rebelião do Dinheiro".

Artigo | 23 de November

Estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente confirma que emissões de CO2 dos híbridos plug-in em condições reais são iguais ou superiores às dos automóveis convencionais. Associação Zero quer fim dos incentivos fiscais a estes veículos.

Artigo | 19 de November

É pelo menos esta a conclusão do estudo de três investigadores da Universidade de Aveiro, que alertam para um aumento muito preocupante das temperaturas em Portugal e Espanha. Os cientistas defendem a redução urgente das emissões de gases como forma de travar esta subida galopante.

Artigo | 18 de November

A Turistrela anunciou um conjunto de empreendimentos para áreas sensíveis do Parque Natural da Serra da Estrela, apesar do historial de incumprimento da lei e de degradação dos valores naturais da Serra. O Bloco de Esquerda defende que o contrato de concessão existente entre o Estado e a empresa deve ser reconsiderado.

Artigo | 17 de November

Num relatório enviado à Assembleia da República, 150 peritos e ativistas concluem que “a aviação não pode voltar ao normal se queremos manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC”.

Artigo | 17 de November

Numa carta enviada à Comissão Europeia em conjunto com vários eurodeputados, Marisa Matias denuncia as “violações constantes” da legislação em vigor e exige novas medidas.

Artigo | 17 de November

Mais de 80 organizações de todo o mundo assinaram esta segunda-feira um acordo para “travar o caos climático”, comprometendo-se a identificar setores a serem transformados na próxima década.

Artigo | 15 de November

O aedes albopictus, responsável por transmitir dengue, febre-amarela e zika, foi detetado na região mas não se encontraram quaisquer mosquitos infetados com estas doenças. A autoridade de saúde pede para se reduzirem os ambientes onde pode proliferar.

Artigo | 12 de November

O deputado bloquista José Maria Cardoso desafiou a Ministra da Coesão Territorial a criar um Programa de Reabertura de Serviços Públicos que devolva dignidade e segurança às populações do interior do país.

Artigo | 4 de November

A empresa de combustíveis fósseis perguntou o que as pessoas estavam dispostas a fazer para reduzir emissões de gases poluentes. Greta Thunberg, Alexandria Ocasio-Cortez e vários cientistas do clima responderam à letra.

Artigo | 1 de November

O Governo anunciou em 2019 a construção de uma barragem no Rio Ocreza, mas ainda não se conhece a sua localização exata, assim como os custos e os impactes ambientais associados à sua construção. O Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre o assunto.