Artigo | 30 de November

Esta segunda-feira houve concentração marcada pelo STAD. Isabel Pires marcou presença, manifestando a solidariedade do Bloco e realçando que “o setor da vigilância tem sido fustigado nos últimos meses com despedimentos e práticas de dumping social”.

Artigo | 30 de November

Uma testemunha detida no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa no dia do assassinato de Ihor Homeniuk contou ao Diário de Notícias o quotidiano de violência praticado pelos agentes do SEF.

Artigo | 30 de November

Lançada pelo movimento 8%, a “Carta aberta por um investimento urgente em Ciência em Portugal” ganhou a forma de uma petição.

Artigo | 30 de November

A decisão vem na sequência do processo de luta dos trabalhadores e da insistência da empresa em não cumprir a lei de transmissão de estabelecimento que permitiria aos vigilantes manter os postos de trabalho. “Uma vitória que serve de exemplo”, diz José Soeiro.

Artigo | 29 de November

Os trabalhadores dos CTT estarão em greve segunda, quarta e quinta, reivindicando aumentos salariais e mais trabalhadores na área postal. Em comunicado, o Bloco de Esquerda manifesta apoio à luta e defende que “os CTT sob gestão pública são essenciais à coesão territorial”.

Artigo | 29 de November

“As crises sanitária, climática e ecológica estão intimamente relacionadas e se explicam em boa medida por um sistema capitalista que gira em torno do crescimento económico constante, em um planeta com recursos finitos”, artigo de Antón Fernández Piñero, biólogo.

Artigo | 29 de November

A Loomis, empresa do setor da vigilância privada dedicada ao transporte de valores, também encerrou a delegação de Coimbra, descarta dirigentes sindicais e mantém trabalho extraordinário. Notícia do site despedimentos.pt

Artigo | 28 de November

Plataforma P´la Reposição das SCUTs considera que “redução dos 50% é já um bom contributo”. Deputada Isabel Pires afirma: “mantemos o compromisso de terminar com as concessões a privados que tantos milhares de milhões de euros têm retirado ao erário público”. Por Interior do Avesso.

Artigo | 28 de November

Uma reportagem da TVI mostra a precariedade de trabalhadores essenciais à agricultura no Alentejo que são colocados em habitações sobrelotadas.

Artigo | 28 de November

O aumento da esperança de vida registado pelo INE irá agravar o corte do fator de sustentabilidade de 15,2 para 15,5% em 2021, aplicado a quem pedir a reforma antes dos 40 anos de descontos e 60 anos de idade.

Artigo | 28 de November

Considerando a “clara estagnação salarial e a desvalorização profissional e salarial”, os trabalhadores do Pingo Doce reivindicam para o ano de 2021 um aumento salarial de 90€ e aumento do subsídio de alimentação em 1€ por dia.

Artigo | 28 de November

A greve convocada pela Fenprof inclui tanto o ensino presencial como à distância, e pretende obrigar o governo a assegurar condições de segurança nas escolas e para “os alunos que estão em casa”.

Artigo | 28 de November

O sindicato exige da administração “respostas e a resolução do problema no imediato, para preservar a saúde e as condições de trabalho”.

Artigo | 27 de November

O decreto-lei promulgado esta sexta-feira prevê falta justificada aos pais que tenham de cuidar dos filhos, com perda de salário. Governo não inclui subsídio para compensar perda de rendimento que pode atingir 7% do salário de dezembro. Em alternativa, poderão meter um dia de férias sem acordo do empregador, sendo necessária uma comunicação por escrito.

Artigo | 27 de November

Desde março, a transportadora despediu mais de mil trabalhadores e cortou salários. O plano de reestruturação que o Governo irá levar a Bruxelas prevê o despedimento de mais 2 mil trabalhadores e cortes salariais de pelo menos 20%. Sindicatos arrasam o plano.

Artigo | 27 de November

A Noite e Dia recusa respeitar a lei e reconhecer os direitos dos trabalhadores. Na segunda-feira, às 10h, terá lugar uma concentração convocada pelo STAD em frente ao hospital.

Artigo | 26 de November

O Parlamento aprovou a lei que afeta as receitas de venda e impostos sobre as barragens do Douro Internacional aos respetivos municípios. O Movimento Cultural da Terra de Miranda classifica esta aprovação como histórica. Artigo de Interior do Avesso.

Artigo | 26 de November

Oito polícias vão ter de pagar indemnizações às seis vítimas no total de 70 mil euros. Apenas num caso há prisão efetiva. Na Cova da Moura, os moradores denunciam postura mais agressiva da polícia.

Artigo | 26 de November

Ainda não se trata de um pedido de “reposição do equilíbrio financeiro”, mas as concessionárias das parcerias público-privadas deram um passo prévio para poderem vir a exigir compensações ao Estado.

Artigo | 26 de November

Os inspetores de trabalho queixam-se que, para cumprir as suas novas funções de fiscalização do teletrabalho, teriam de deixar para trás áreas como a saúde, a segurança ou os salários em atraso.