Artigos Opinião Esquerda | 14 de November

Ninguém, por mais longe que esteja politicamente do PSD, pode conceber que este partido tenha resolvido romper a cerca sanitária com o fascismo, a xenofobia, o racismo ou a misoginia.

Artigo | 14 de November

O exército marroquino atacou manifestantes civis e entrou na zona-tampão. Quando passam 45 anos dos acordos entre Espanha, Mauritânia e Marrocos, vários eurodeputados, entre os quais os bloquistas, exigem que a UE invista numa solução justa e no referendo para a autodeterminação.

Artigo | 14 de November

O Grupo +60 realizou esta sexta-feira um debate sobre Lares e Apoio Domiciliário. Os convidados da iniciativa, o deputado José Soeiro e a assistente social Teresa Salselas, defenderam que é preciso criar uma rede de respostas públicas e trabalhar no sentido da desinstitucionalização progressiva.

Artigo | 14 de November

Jacinto Palma Dias, falecido a 11 de setembro vítima de doença oncológica, considerava-se um “lavrador de letras”. Foi resistente antifascista, exilado político, professor de história, escritor. O Esquerda.net reproduz um conjunto de textos do autor sobre a sua experiência universitária em Coimbra (1967-1969).

Artigos Opinião Esquerda | 14 de November

Veja-se a facilidade com que vários deputados laranjas comparam o Bloco de Esquerda e o PCP ao Chega com o único propósito de se convencerem a si próprios da absolvição da sua capitulação, mesmo sabendo que estão de arrasto a absolver forças odiosas.

Artigo | 14 de November

Marisa Matias e António Lima alertaram este sábado que se ultrapassou “uma linha que se julgava intransponível” e que “temos a temer pela democracia” quando um partido como o PSD abdica “de um conjunto de princípios para chegar ao poder” e legitima a extrema-direita.

Vídeo Esquerda | 14 de November

Marisa Matias juntou-se à conversa com António Lima, deputado regional do Bloco nos Açores, para falar sobre as consequências sociais e políticas que a normalização da extrema-direita pela presidência da República terá para a Região Autónoma dos Açores e para o país.

Artigo | 14 de November

Para este sábado foram agendados protestos em Lisboa, Setúbal e Guimarães dos setores da hotelaria, restauração, arte e cultura. Isabel Pires esteve presente esta manhã no Rossio, alertando para a necessidade de respostas “rápidas e robustas”. O Bloco reúne segunda-feira com a AHRESP.

Artigo | 14 de November

Bloco considera que, “num momento em que os profissionais de saúde se mostram fundamentais para o país e para o contexto em que o país se encontra, não se compreende que se pretenda fazer reforço de profissionais com condições precárias e com degradação dos salários”.

Artigo | 14 de November

Embora sejam os grandes responsáveis pela morbilidade e pela mortalidade em países como Portugal, as doenças não transmissíveis continuam a ser o parente pobre da saúde. Hoje, dia mundial da diabetes, José Manuel Boavida (médico e presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal) conversa com Marisa Matias.

Artigo | 14 de November

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal acusa a Auchan de não respeitar os direitos dos trabalhadores e apela à intervenção das autoridades competentes para “repor a legalidade”. Lucros do grupo Auchan cresceram durante a crise pandémica.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de November

Como mestre na bufonaria, Trump procura sempre ocupar obsessivamente o espaço público, multiplicando provocações e insultos que o tornem o centro das atenções.

Event | 14 de November

Com Marisa Matias e António Lima, deputado regional do Bloco nos Açores.
Às 16h de Portugal Continental e da Madeira, 15h nos Açores, em direto na página de facebook de Marisa Matias e do Esquerda.net.

Artigo | 14 de November

Esta sexta-feira, centenas de pessoas juntaram-se na Avenida dos Aliados, no Porto, em protesto contra a ausência de medidas que respondam à crise nestes setores. Maria Manuel Rola defende que é necessário garantir apoios a fundo perdido e reduzir as rendas, sendo essencial manter os postos de trabalho.