Artigo | 1 de November

Em março, a empresa sediada em Setúbal tinha retirado quatro dias de férias aos trabalhadores. A denúncia do sindicato à ACT forçou a empresa a recuar.

Vídeo Esquerda | 1 de November

A deputada do Bloco questionou o ministro do Planeamento, no âmbito das audições da discussão na especialidade do #OE2021, sobre calendarização e condicionalidades da “bazuca europeia” anunciada, e a necessidade de colocar o investimento público como prioridade de resposta à crise.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de November

Não vejo maior “frivolidade” do que considerar que um OE é uma forma de conteúdo insignificante em termos de decisão política.

Artigo | 1 de November

O estudo da Direção-Geral da Saúde alerta que 8% dos inquiridos indica ter dificuldades económicas para comprar alimentos.

Event | 1 de November

Exposição audiovisual que exibe pela primeira vez ao público os registos recolhidos no âmbito dos projetos de investigação AFRO-PORT - AFRODESCENDÊNCIA EM PORTUGAL (Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento/ISEG) e DISCURSOS MEMORIALISTAS DA HISTÓRIA (Centro de Estudos Comparatistas/FLUL), além das fotografias de Herberto Smith da Festa de São Miguel Arcanjo do Bairro do Casal da Mira. Entrada Livre. Ver evento de facebook.
Lisboa, Espaço CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, Rua São Bento, 640 2ªf a 6ªf, 10h às 17h.

Event | 1 de November

Organizado pelo Caminhos do Cinema Português, em parceria com a Universidade Aberta (UAb), contando ainda como parceiros a Universidade de Coimbra (UC) e o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra. Mais informações, inclusive sobre o Call for Papers.

Event | 1 de November

Dança, teatro, performance, conversas e debates constituem a programação da edição de 2020 do Festival Internacional de Artes Performativas, que em novembro inaugura um ciclo anual e reúne em Lisboa duas dezenas de artistas de várias proveniências disciplinares e culturais.O programa detalhado do Alkantara Festival 2020 pode ser consultado em alkantara.pt.
Lisboa, Centro Cultural de Belém · Culturgest · São Luiz Teatro Municipal · TBA no Lux · Teatro Nacional D. Maria II.

Event | 1 de November

Entrada livre limitada a 23 pessoas.
Lisboa,
Ler Devagar (Lx Factory) - Rua Rodrigues Faria, nº 103 Espaço G0.3, 18h.

Event | 1 de November

O ciclo “Programa!Ação”, que serve de antecâmara ao Festival Caminhos do Cinema Português, viaja até ao início de carreira de reputados cineastas nacionais, revisitando as suas primeiras produções. A sessão de dia 6 exibe “Ode à Infância”, Luís Vital e João Monteiro 7’18”; “Quem Me Dera Ter uma Câmara em vez de uma Mosca”, Cláudia Santos 13’; “La Llorona”, Rosana Cuellar 28’28”; “Day Release”, Martin Winter 35’.
Lisboa, Sala Sala M. Félix Ribeiro - Cinemateca, 19h.

Event | 1 de November

O ciclo “Programa!Ação”, que serve de antecâmara ao Festival Caminhos do Cinema Português, viaja até ao início de carreira de reputados cineastas nacionais, revisitando as suas primeiras produções. A sessão de dia 5 exibe “Um Punk Chamado Ribas”, Paulo Antunes 107’.
Coimbra, Mini-Auditório Salgado Zenha (AAC), 21h45.

Event | 1 de November

O ciclo “Programa!Ação”, que serve de antecâmara ao Festival Caminhos do Cinema Português, viaja até ao início de carreira de reputados cineastas nacionais, revisitando as suas primeiras produções. A sessão de dia 3 exibe “Rabo Negro”, de Tiago Silva, “Quem Me Dera Ter uma Câmara em vez de uma Mosca”, de Cláudia Santos, “Terra Fértil”, de Sérgio Ferreira, e “Cantos, Cantedos e Cantarolas”, resultado da parceira entre Maria do João Rosário e João Valentim. A entrada é livre para os sócios das entidades organizadoras e para os estudantes da Universidade de Coimbra e da Universidade da Beira Interior.
Coimbra, Mini-Auditório Salgado Zenha (AAC), 21h45.

Event | 1 de November

Giordano Bruno - Interpretação do padre Vitor Melícias; Curzio Malaparte - Interpretação do advogado Francisco Teixeira da Mota; Paul Éluard - Interpretação do escritor José Manuel Mendes. Faça a sua reserva em: [email protected] | [email protected] | [email protected] T: 213 965 360 | Tel: 913 341 683. Ver cartaz.
Lisboa, A Barraca – Largo de Santos 2, 21h30.

Event | 1 de November

Pel’A Escola da Noite. informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 /[email protected]. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, quintas, sextas e sábados, 19h; domingos, 16h.

Event | 1 de November

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, quintas, 19h; sextas e sábados, 21h30; domingos, 16h.

Artigos dossier | 1 de November

Para Micah Uetricht a esquerda norte-americana renasceu nos últimos quatro anos. A sua principal tarefa é ir concorrendo a várias eleições e incorporar-se nos sindicatos. O desafio é “construir um movimento que possa ganhar o tipo de políticas substantivas de esquerda que nenhum dos partidos tem para oferecer”.

Artigos dossier | 1 de November

Trump foi incapaz de gerir a covid, milhões de americanos vivem da assistência alimentar, muitos à beira do despejo. Crise climática e Black Lives Matter não podem ser esquecidos num país em que a esquerda continua “muito pequena para ter uma influência significativa”. Artigo de Dan La Botz.

Artigos dossier | 1 de November

Nesta entrevista, Ashley Smith fala sobre a gestão trumpista da pandemia e a situação económica, o estado dos movimentos sociais, a campanha de Sanders e a posição da esquerda sobre Biden.