Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

É indecifrável a razão que leva milhares de pessoas às arribas da praia do Norte da Nazaré para ver ondas gigantes em plena pandemia. Sendo decifrável, é um desgosto.

Artigo | 31 de October

Recolhimento domiciliário, eventos e celebrações limitados a 5 pessoas e teletrabalho obrigatório salvo oposição fundamentada do trabalhador, são algumas das medidas que irão entrar em vigor a 4 de novembro. Veja aqui se o seu concelho está incluído. Linha Saúde 24 pode passar declaração para justificar faltas.

Artigo | 31 de October

As conclusões de um estudo da Universidade Nova de Lisboa apontam para o facto de o percurso académico contribuir mais para a segregação de turmas que a nacionalidade ou origem socioeconómica. Cenário é mais acentuado no ensino secundário.

Artigo | 31 de October

Há horários que não são ocupados porque os professores não têm dinheiro para pagar as rendas. A Fenprof esteve à porta do Parlamento a exigir que o Ministro dê o lugar "a quem saiba fazer melhor".

Artigo | 31 de October

Isabel Camarinha defendeu que a ferrovia é um “setor estratégico para a economia nacional” e criticou o OE2021 por não responder às necessidades do setor, quer seja ao nível dos direitos dos trabalhadores, quer seja ao nível do desenvolvimento nacional.

Artigo | 31 de October

Joana Craveiro é professora, encenadora, atriz, dramaturga e artista de performance. É ainda diretora artística do Teatro do Vestido, que fundou em 2001. Publicamos neste artigo a primeira parte de uma entrevista sobre o seu trabalho, que tem sido fundamental para o resgate da memória. Por Mariana Carneiro.

Artigo | 31 de October

Partido critica o executivo de Rui Moreira por aprovar um projeto alvo de contestação sem apresentar explicações à cidade. Projeto, planeado para uma zona sobrelotada de superfícies comerciais, tem "falta de transparência".

Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

Já muitas vozes levantaram a questão, como o escritor Almeida Garrett no século XIX, sobre quantos pobres são necessários para fazer um rico. É menos comum aplicar esta abordagem ao sistema internacional: quantos países pobres são necessários para fazer um país rico?

Artigo | 31 de October

A empresa, dona do Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF, vai dar início a um processo de despedimento coletivo que incluirá 17 jornalistas. Sindicato de Jornalistas já veio contestar despedimentos.

Artigo | 31 de October

Há menores de idade não acompanhados por adultos a ser repatriados para o México, país no qual não têm familiares adultos que os possam receber. A medida será um atropelo das leis de proteção de menores nos Estados Unidos da América.

Artigo | 31 de October

A maioria dos postos de trabalho destruídos entre os meses de fevereiro e setembro pertenciam a trabalhadores com menos de 25 anos. Segundo o INE, o setor dos serviços é o menos otimista face à possibilidade de criação de emprego nos próximos três meses.