Artigos Opinião Esquerda | 29 de October

O Orçamento de Estado para o próximo ano, da responsabilidade do Governo PS, não responde às necessidades do país e, muito menos, no combate com êxito à pandemia da Covid 19.

Artigo | 29 de October

O filme de Unjoo Moon mostra a canção que teve uma ascensão mediática no seio do Movimento pela Libertação das Mulheres. Mas é pouco ousado e opta por se escudar nos factos mais conhecidos ou consumados, sem questionar ou experimentar uma outra abordagem. Por Soraia Simões de Andrade.

Artigo | 29 de October

O projeto de lei prevê metas de redução de gases com efeito de estufa e procura antecipar a data para atingir a neutralidade climática, a criação de um orçamento de carbono e de um plano nacional de adaptação. E coloca como central a necessidade de uma resposta baseada na justiça social e climática.

Artigo | 29 de October

A Globalvia quer negociar com o Governo compensações devido à aplicação de descontos nas portagens para transportes de mercadorias e à passagem dos monovolumes da classe 2 para a classe 1.

Artigo | 29 de October

As eleições realizadas no domingo saldaram-se não apenas pela perda da maioria absoluta do PS, mas também da esquerda no seu conjunto. O Bloco conseguiu o melhor resultado de sempre do partido em eleições regionais. Artigo de Jorge Martins.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de October

No debate de um Orçamento os números têm de confirmar as afirmações políticas. Este orçamento não bate certo com os anúncios do Governo e menos ainda com as necessidades do SNS.

Artigo | 29 de October

Em causa estão as acusações de antissemitismo no interior do partido durante a liderança de Jeremy Corbyn. O ex-líder trabalhista promete contestar a medida e lembra que sempre criticou os que negavam o problema.

Artigo | 29 de October

Apesar da melhoria nos últimos anos, muito devido à lei das quotas, Portugal continua abaixo da média europeia. Se continuar a este ritmo, a UE levará 60 anos a atingir a plena igualdade de género.

Artigo | 29 de October

Eurodeputados bloquistas assinaram uma carta aberta, em conjunto com outros deputados do Parlamento Europeu, defendendo que a indústria dos combustíveis fósseis deixe de ter acesso a dinheiros públicos, incluindo o Fundo de Recuperação e o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Artigo | 29 de October

Um homem com uma faca matou três pessoas na basílica francesa de Notre-Dame, em Nice. O agressor decapitou uma das vítimas e gritou "Allahu Akbar" ("Deus é Grande") após o ataque. Em seguida foi preso pela polícia. A França anunciou, entretanto, dois outros ataques a instalações do país.

Artigo | 29 de October

O coletivo de estudantes Quarentena Académica denunciou publicamente os atos ocorridos nas Faculdades de Engenharia e Letras da Universidade do Porto. Estudantes de nacionalidade brasileira serão o principal alvo.

Artigo | 29 de October

Os promotores da manifestação de sábado denunciam a repressão do protesto e criticam o Presidente da República por falta de diálogo com a sociedade. Duas pessoas foram baleadas mortalmente, dizem os ativistas. Um grupo de jovens adolescentes continuam presas.

Artigo | 29 de October

Com mais de 40 mil assinaturas recolhidas desde domingo, a carta denuncia a Política Agrícola Comum como uma “política que alimenta a destruição ecológica” e trai os compromissos do Acordo de Paris.