Artigos Opinião Esquerda | 28 de October

Foram anunciados passos para concretização de investimento na compra de material circulante e na melhoria da infraestrutura da linha de Sintra. Uma excelente notícia que é ensombrada com a perspetiva de um condicionamento.

Artigo | 28 de October

A administração regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo reuniu com os grupos privados, que recusaram receber doentes covid. No norte, o Hospital-Escola Fernando Pessoa recebeu doentes com covid sem discutir preço e o seu responsável afirmou ironicamente: “Há muitos que andam a tratar da sua vidinha”.

Artigo | 28 de October

Um relatório da APIB e da Amazon Watch aponta as ligações a empresas no Brasil associadas a ataques e violações de direitos em territórios indígenas. Quase metade dos 18 mil milhões de dólares aplicados nessas empresas têm origem no megafundo de investimento BlackRock.

Artigo | 28 de October

Escolas contestam o concurso plurianual devido à opacidade de critérios e aos cortes que provocaram. Deputada bloquista Alexandra Vieira lembra que “em muitas localidades o ensino articulado é a única possibilidade de usufruir do acesso à cultura”.

Artigo | 28 de October

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra exige a investigação do sequestro e morte de Ênio Pasqualin, dirigente estadual da organização. Depois da eleição de Bolsonaro, cresceram as ameaças de despejo e a violência na região do Paraná.

Artigo | 28 de October

No encerramento do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2021, Catarina Martins avisa que este orçamento “não responde à emergência da crise".

Artigo | 28 de October

Fonte do Governo disse à imprensa que deixará cair as propostas apresentadas ao Bloco na área laboral, caso o partido vote contra o OE'2021. Mas as mesmas propostas deram entrada a 15 de outubro para debate na Concertação Social.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de October

As eurocidades foram criadas para encontrar formas de promover os serviços e as políticas comuns em áreas como a cultura, turismo, comércio, educação, investigação e política social, mas hoje em dia estão focadas praticamente só no turismo.

Artigo | 28 de October

Moisés Ferreira disse ao Fórum TSF que “é importante reforçar significativamente o SNS” e considerou "absurda" a limitação existente nos hospitais públicos para contratação dos profissionais de que necessitam.

Audio | 28 de October

O processo revolucionário na Alemanha (1918-1923) foi a primeira grande revolução depois do Outubro russo. Convidámos António Louçã para falar sobre este capítulo da História que, não raras vezes, fica relegado ao esquecimento.

Artigo | 28 de October

Pedro Filipe Soares fez um fact checking às promessas do Governo para o SNS, o emprego e apoios sociais, em contraste com os números do próprio Governo. E diz que o Bloco é o único partido que apresenta uma alternativa a esta proposta deOrçamento do Estado para 2021.

Artigo | 28 de October

O estudo de um grupo de biólogos da Universidade de Aveiro estudou o impacto de material descartado ou perdido com origem em atividades piscatórias sobre aves marinhas. E deixa um alerta.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de October

Listen, da Ana Rocha de Sousa, filma o desapiedado cumprimento das formalidades pela Segurança Social britânica que vitimam uma família de emigrantes portugueses a quem os filhos acabam por ser retirados.

Artigo | 28 de October

Veja aqui como foi o último dia de debate do OE'2021 na generalidade.

Artigo | 28 de October

Em entrevista ao jornal Público, Mariana Mortágua defende a necessidade de “medidas consistentes na resposta à crise” já no Orçamento do Estado para 2021, e reafirma a disponibilidade do partido: “Se o Governo e o PS quiserem rever as suas posições, cá estaremos para fazer esse processo e viabilizar o OE 2021”.

Artigo | 28 de October

A denúncia é feita pelo Núcleo Concelhio do Fundão do Bloco de Esquerda. Junta de Freguesia garante que o problema irá ser resolvido até ao final do ano. Artigo publicado em Interior do Avesso