Artigo | 23 de October

Numa sessão em Leiria, Marisa Matias elegeu a defesa do SNS como um dos principais eixos da sua candidatura à Presidência da República. E considerou "inaceitável" a atual falta de profissionais de saúde e o não cumprimento do compromissos orçamentais deste ano na área da saúde.

Artigo | 23 de October

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aplicou uma multa de um milhão de euros à KPMG, na sequência das irregularidades encontradas na certificação legal de contas do antigo BES. Ao todo são 68 contra-ordenações.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de October

A Wirecard beneficiou de apoios políticos de peso e recrutou ex-ministros e gente influente nos círculos do poder de modo a beneficiar das suas ligações.

Artigo | 23 de October

As propostas de rescisão por mútuo acordo que o Santander Totta está a fazer a alguns trabalhadores são qualificadas de “assédio” pelo sindicato. Apesar de continuar a ter lucro, o banco vem reduzindo o número de trabalhadores desde 2019.

Artigo | 23 de October

Deputada bloquista Beatriz Gomes Dias considera que a lei aprovada esta sexta-feira com os votos favoráveis do PS e PAN não está à altura dos desafios colocados pela crise e pelo desenvolvimento tecnológico do setor.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de October

O racismo e a discriminação contra as pessoas afrodescendentes, ciganas e de outras comunidades racializadas são uma realidade antiga, quotidiana e estrutural. É urgente conhecer melhor os seus sintomas. Para tal, é necessário ter acesso a dados fiáveis e abrangentes.

Artigo | 23 de October

O coordenador regional do Bloco de Esquerda nos Açores, António Lima, criticou esta quinta-feira o candidato do PS/Açores por ter associado os beneficiários de apoios sociais, como o Rendimento Social de Inserção, à “preguiça”.

Artigo | 23 de October

Reportagem revela participação de embarcações da Frontex, entre as quais duas portuguesas, em operações ilegais de "pushback" contra migrantes. Marisa Matias diz que a agência europeia "é cúmplice e parte ativa de um crime contra a humanidade".

Artigo | 23 de October

Há sete médicos portugueses com processos disciplinares por ameaça à saúde pública. Fazem parte de um movimento que copiou a estratégia de um grupo espanhol de desinformação sobre a covid.

Artigo | 23 de October

Conselho Nacional de Saúde alerta para o impacto que o foco na pandemia poderá ter tido nas pessoas com doenças graves ou crónicas. Situação tornou ainda mais óbvia a “insuficiência de recursos humanos e materiais” nos serviços de saúde.

Audio | 23 de October

Maria Monda ― Maria Monda, 2020.

Carlos Alberto Moniz ― O amor virá mais tarde, 2020.

Rão Kyao ― Estrada da Luz, 1984.

Maria João ― A poesia de Aldir Blanc, 2017.

Benjamim ― Vias de extinção, 2020.

Edição nº 332, de 22 de outubro de 2020

Artigo | 23 de October

As eleições do passado sábado deram uma vitória esmagadora à primeira-ministra Jacinda Ardern e a primeira maioria absoluta ao seu Partido Trabalhista desde a adoção do sistema de representação proporcional, em 1993. O novo Parlamento será quase paritário ao nível do género e terá uma diversidade étnica sem precedentes. Artigo de Jorge Martins.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de October

Foi anunciada uma comissão de coordenação para elaborar a estratégia nacional de combate à pobreza com nomes importantes. Esperemos que depois de elaborada, a estratégia saia da gaveta.

Artigo | 23 de October

A pandemia trouxe um aparente consenso sobre o problema do subfinanciamento dos serviços públicos essenciais na resposta à crise, consequência da estratégia de austeridade. Mas a palavra é para manter? Postado por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas