Artigos Opinião Esquerda | 15 de October

Cabe também a Portugal e à sociedade portuguesa exigir o direito da Galiza de pertencer à CPLP, contrapondo com a Guiné Equatorial ou com a Espanha, que nada têm a ver com a Lusofonia nem têm pontos de aproximação culturais ou linguísticos.

Artigo | 15 de October

Numa entrevista ao Público/Renascença, Daniel Carapau alerta que, ao contrário do que o governo anunciou, o novo apoio extraordinário não vai chegar a todos os que precisam e que muitos irão receber menos do que atualmente recebem.

Artigo | 15 de October

O Bloco requereu uma audição com o Secretário de Estado da Floresta, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Observatório Técnico Independente para avaliar o que foi feito na floresta nacional e em particular nas matas nacionais como a de Leiria, devastada nos incêndios de 15 de outubro de 2017.

Artigo | 15 de October

A Assembleia da República debateu esta quarta-feira uma petição que alerta para as profundas consequências físicas do trabalho de carteiro. O Bloco de Esquerda propõe a revisão da regulamentação da profissão.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de October

O Orçamento para 2021 tem de servir para responder à crise que se instala no país, pelo SNS, pelo combate ao desemprego e à pobreza e pelo futuro do Novo Banco.

Author | 15 de October
Artigo | 15 de October

Trabalhadores dos dois empreendimentos turísticos algarvios cumpriram um dia de greve devido ao atraso no pagamento de salários, feriados e folgas trabalhadas, entre outros incumprimentos aos direitos estipulados na contratação coletiva.

Artigo | 15 de October

“Fomos negociar uma nova prestação para que ninguém ficasse na pobreza e acabamos com um Orçamento que não tem mais do que prolongamento de apoios extraordinários já existentes, mas revistos em baixa. E isso é algo que não podemos aceitar”, explica Catarina Martins.

Artigo | 15 de October

José Manuel Pureza afirma que o Bloco sentiu “perplexidade” perante a “enorme precipitação” e “desorientação” do governo ao querer impor a obrigatoriedade de instalar a aplicação StayAway Covid nos telemóveis. “Todos os estados democráticos têm relativamente às aplicações informáticas desta natureza uma atitude de recomendação”, recordou.

Artigo | 15 de October

O relatório Índice Global da Fome, realizado anualmente pelas ONG Welthungerhilfe e Concern Worldwide, coloca Timor-Leste como o segundo pior entre os 107 países analisados. Pior, só o Chade.

Artigo | 15 de October

Na véspera do debate no Parlamento do projeto de lei do Bloco de Esquerda sobre medidas para a recuperação da atividade das juntas médicas, publicamos um artigo de Filomena Borges, da Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Artigo | 15 de October

Os alertas da comunidade científica e a mobilização pela defesa dos vestígios islâmicos na Sé de Lisboa, que a DGPC pretendia destruir, resultaram na decisão da tutela pela revisão do projeto. A deputada Alexandra Vieira considera a decisão "uma vitória do conhecimento".

Artigo | 15 de October

Os alertas e críticas contra a proposta de obrigatoriedade na utilização da aplicação StayAway Covid sucedem-se. A Comissão Nacional de Proteção de Dados considera que a iniciativa “suscita graves questões relativas à privacidade”.