Artigo | 4 de August

Entre 14 e 28 de agosto, uma semana de mobilização mundial pretende chamar a atenção para os problemas da floresta amazónica e dos seus povos. Os organizadores convidam-nos para entrar “na selva dos nossos sonhos, lutas e resistências” com a “angustiante certeza de saber que não há mais tempo”.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de August

Os números avassaladores são uma bomba relógio na saúde da população do distrito de Setúbal. O reforço do SNS é prioridade e o verão, antes da próxima campanha da gripe é a altura ideal para trabalhar e corrigir esta situação.

Vídeo Esquerda | 4 de August

Vídeo que reivindica justiça para o ator Bruno Candé Marques e sua família. "Realizado por atrizes e atores, editado por profissionais, que como ele são negras e negros portuguesas e portugueses ou residentes em Portugal".

Artigo | 4 de August

Durante o confinamento, as mulheres foram mais afetadas pela perda de emprego, agravou-se a sua carga de trabalho com o teletrabalho, fazendo a maior parte do trabalho reprodutivo. Trabalhos de cuidados e domésticos, essenciais mas precarizados e mal pagos, são predominantemente femininos. Por Fanny Gallot.

Artigo | 4 de August

O magnetismo do guitarrista dos Xutos & Pontapés deu azo a um documentário que estreou a semana passada e que “mostra não só o legado que é imenso, mas também a visão e a energia de seguir em frente, e sobretudo a dedicação total como abraçava a paixão pela música”. Por Paulo Portugal.

Artigo | 4 de August

Dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas revelam que a área inferior à média anual da última década. Os incêndios de maior dimensão, que superaram os mil hectares, foram em Oleiros, Chaves, Castro Verde, Aljezur e Covilhã.

Artigo | 4 de August

De acordo com o Tribunal de Contas, o ministro da Economia do PSD Álvaro Santos Pereira cometeu uma ilegalidade que se traduziu num prejuízo de 9,25 milhões de euros para o Estado. João Gomes Cravinho, atual ministro da Defesa, também é acusado de lesar o erário público.

Artigo | 4 de August

O valor arrecadado pelas concessionárias de pontes e auto-estradas equivale a proveitos de 3,3 milhões de euros por dia e ultrapassa em 91 milhões as receitas arrecadadas em 2018. Brisa e Lusoponte foram as empresas que mais lucraram.

Artigo | 4 de August

Os dados são do índice da revista económica de referência Caixin. O Gabinete Nacional de Estatísticas acrescenta que o setor manufatureiro chinês está em crescimento há cinco meses.

Artigo | 4 de August

Segundo a associação ambientalista ZERO, a nova legislação permite explorações mineiras mesmo com pareceres ambientais negativos. Os ambientalistas acusam o governo de “controlo político sobre os municípios” porque as concessionárias serão obrigadas a financiar projetos das autarquias afetadas.

Artigo | 4 de August

Isabel Pires questiona o governo sobre se existe um plano de prevenção ferroviária e disponibilidade para investir em segurança. A FECTRANS exige demissão da administração da IP, já que “foi clara a atribuir culpas e depois procurou justificar a sua incapacidade de implementar as recomendações”.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de August

Foram conhecidas as orientações da Direção Regional da Educação para o próximo ano letivo. Não podendo desdobrar turmas nem tendo salas maiores, as escolas terão de deixar tudo como dantes, não cumprindo o distanciamento que se impõe atualmente em todos os espaços fechados.

Artigo | 4 de August

Depois das suas propostas de alteração ao decreto do governo terem sido chumbadas na especialidade, o Bloco anuncia que voltará a insistir no início da próxima sessão legislativa. Para Moisés Ferreira, este decreto mantém a “porta aberta às PPP”.

Artigo | 4 de August

Há menos uvas, estão mais caras e houve redução de 6 mil pipas de benefício. A incerteza sobre o preço da pipa preocupa viticultores. Artigo de Interior do Avesso.