You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

O que estarão a dizer? Neste canto da Europa, o que saberão sobre o nosso canto? Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Artigo | 31 de July

É inegável a prioridade que deve ser dada aos alunos com Necessidades Educativas Especiais, NEE, na frequência de ensino presencial, constituindo um grupo vulnerável ao ensino à distância, com consequências no seu desenvolvimento e aprendizagem. Texto de Jorge Humberto Nogueira

Artigo | 30 de July

Tinha 9 anos na primeira vez que atravessei esta fronteira. Na época, as formalidades aduaneiras eram um pouco mais exigentes. As diferenças entre um e outro lado eram muito maiores.

 

Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Artigo | 25 de July

A reinvenção da "nacionalidade" e da "religião" é o principal objetivo do nacionalismo cultural hindu – que tem vindo a aumentar desde que Narendra Modi se tornou primeiro-ministro. Modi está a mudar a crença fundadora da Índia ao substituir o pluralismo religioso pela homogeneidade hindu – sob a bandeira do nacionalismo Hindutva. Artigo de Amit Singh.

Artigo | 24 de July

As eleições na Macedónia do Norte mostraram um país dividido com uma “salada” de divisões inter e intraétnicas e com uma tradicional fratura entre eslavos macedónios e a numerosa minoria albanesa. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 24 de July

Viva cada palmeira ao longo da Ocean Drive, as suas folhas aceitam a brisa, recebem-na com uma espécie de dança! Viva os óculos de sol e tudo o que são capazes de refletir! Vivam as veredas que levam à praia e que, ao fim do dia, trazem da praia, como se a derramassem pela cidade! Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Artigo | 23 de July

A coligação Modjemo, formada em torno da SDSM (evolução da ex-Liga dos Comunistas), foi a mais votada, obtendo 35,9% dos votos e 46 lugares parlamentares. A coligação integrou, pela primeira vez, uma formação albanesa, o movimento BESA, conservador, mas pró-UE.  Artigo de Jorge Martins. 

Artigo | 16 de July

O atual presidente Andrzej Duda foi reeleito na segunda volta com 51,0% dos votos. Estas eleições mostravam o confronto entre uma Polónia moderna e outra conservadora, que acabou por vencer o ato eleitoral. Por Jorge Martins.

Artigo | 15 de July

Avizinham-se mudanças na Escola Pública. Subtis, mas impactantes. A redução do distanciamento físico nas escolas a 1 metro sempre que possível é, porventura, a determinação mais chocante do Ministério da Educação. Texto de Luís Miguel Pereira

Artigo | 13 de July

O presidente reeleito apenas venceu em seis das 16 províncias do país, as do Leste e Sudeste, mas a sua superioridade nessas zonas foi suficiente para compensar as derrotas no resto do território. Por Jorge Martins.

Artigo | 13 de July

O bloqueio continua ativo e cada dia (literalmente) mais feroz. Mas Cuba deixou de o entender como desculpa para os seus problemas e compreendeu que tem condições para não ficar refém do que os EUA decidam. Por José Manuel do Carmo, em Havana.

Artigo | 13 de July

Numas eleições que mantiveram os governos regionais hoje em funções, a principal mudança foi o crescimento do Bloco Nacionalista Galego e do EH Bildu e a queda da Unidas Podemos, que perde representação no parlamento galego. Por Jorge Martins.

Artigo | 11 de July

Vou no banco de trás, não estou atento à estrada, não ouço as conversas das pessoas que vão comigo na carrinha. Não sei se parámos por causa de um semáforo, se o carro da frente abrandou, se alguém ia a atravessar a estrada e tivemos de parar. Por José Luís Peixoto, no seu blogue de viagens.

Artigo | 10 de July

No próximo domingo, disputar-se-á a 2ª volta das eleições presidenciais na Polónia, opondo o atual presidente Andrzej Duda, do partido governamental Direito e Justiça (PiS), da direita reacionária, ao “marszalek” de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, da liberal-conservadora Plataforma Cívica (PO). Nela estarão em confronto duas visões do país, com clara tradução na sua Geografia Eleitoral. Por Jorge Martins.

Artigo | 8 de July

É no mínimo tragicómico o timing na divulgação do já habitual Ranking das Escolas, numa altura em que termina um ano letivo que consistiu num dos maiores desafios à Educação das últimas décadas. Texto de Afonso Silva.

Artigo | 7 de July

É corrente considerar que existe, em Portugal, um padrão de desigualdade regional opondo um litoral rico e desenvolvido a um interior pobre e subdesenvolvido. Não deixando essa perceção de ter um fundo de verdade, o certo é que a realidade não é assim tão linear. Por Jorge Martins.