Breves | 19 de July
Nestes três meses, o número de consultas nos cuidados primários desceu 57%, o número de consultas em hospitais foi de menos 38%. E o acesso às urgências diminuiu 44% no acesso às urgências. Isto sem contar com os milhares de exames de diagnóstico que ficaram por realizar.
Artigos Opinião Esquerda | 19 de July

Agora que passamos da crise sanitária para a crise social gigantesca, o bloco central quer ter um parlamento dócil que não dê eco aos protestos de quem é sempre preterido.

Artigo | 19 de July

Quim Torra anunciou que vai levar a tribunal não só o “rei emérito” de Espanha mas também todos os que tenham participado e encoberto “práticas corruptas”. Juan Carlos é acusado de ter recebido milhões dos sauditas e de ter transferido parte para a sua amante.

Artigo | 19 de July

População e voluntários entraram no canil de Santo Tirso e estão a retirar animais que sobreviveram ao incêndio. Em 2018, o Bloco já denunciava a falta de condições do canil. Agora, o partido vai chamar ao Parlamento o ministro Administração Interna, a ministra da Agricultura e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Artigo | 19 de July

John Lewis, ativista histórico pelos direitos civis contra a discriminação racial nos Estados Unidos da América, morreu esta sexta-feira aos 80 anos, vítima de cancro no pâncreas. Pouco antes tinha afirmado que o movimento Black Lives Matter era " muito comovente".

Artigo | 19 de July

Daniel Traça acumula funções em exclusividade na faculdade com cargo na administração do Santander desde 2018. Irá devolver 32 mil euros mas mantém-se como diretor, em exclusividade, e administrador do banco.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de July

As temperaturas muito elevadas que, por estes dias, voltam ao território continental renovam a inquietação sobre os incêndios florestais e a angústia das populações do interior.

Artigo | 19 de July

As forças de segurança não permitiram que ativistas tentassem salvar os animais em perigo. A deputada Maria Manuel Rola considera esta atuação um "crime contra animais de companhia, já que da omissão de auxílio resultou sofrimento injustificável e a morte dos animais".

Artigo | 19 de July

Várias organizações dos movimentos sociais convocam uma semana de Ação de 20 a 26 de Julho, que pretende colocar uma perspetiva de Justiça Social e Justiça Climática no centro da agenda para a recuperação após a pandemia.

Artigo | 19 de July

O Hotel Pestana Alvor Praia (Grupo Pestana) substituiu as refeições dos trabalhadores por sandes de pão de forma, alegando uma suposta orientação da Direcção-Geral da Saúde. Sindicato já apresentou queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho.

Artigo | 19 de July

Quatro trabalhadores do call center do grupo CUF no edifício Entreposto, em Moscavide, testaram positivo ao covid-19. Apesar do problema persistir, a administração não contactou nem informou a DGS e insiste que os trabalhadores regressem ao trabalho presencial.

Artigo | 19 de July

Num fim-de-semana onde a resposta do Conselho Europeu à crise económica parece bloqueada pelos "frugais", republicamos uma entrevista do eurodeputado José Gusmão, publicada pelo esquerda.net em abril, sobre as consequências da fuga fiscal permitida pela Holanda.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de July

O tribalismo desculpatório que aconchega o Chega revela simplesmente a razão do seu sucesso: estes analistas condescendentes ou estão fascinados ou ficam calados com uma extrema-direita que, à força de imitar Abascal e Bolsonaro, consegue presença suficiente para condicionar o futuro da direita.

Artigo | 19 de July

Milhares de cidadãos e centenas de cientistas entregaram na quarta-feira uma carta aberta à União Europeia, em que defendem o tratamento da crise ecológica e climática como tal e a consideração do ecocídio como crime internacional.

Artigo | 19 de July

O novo presidente interino da elétrica, Miguel Stilwell, prevê entregar aos seus acionistas entre 75% a 85% dos lucros da EDP, “apesar da pandemia” e “do contexto difícil de 2020”.