Artigo | 7 de June

Roma, Bruxelas, Budapeste, Lausana, Copenhaga e Madrid foram algumas das cidades com manifestações este domingo. Em Bristol, os manifestantes derrubaram uma estátua que é símbolo da época do tráfico de escravos na cidade.

Artigo | 7 de June

No Golfo, os trabalhadores migrantes sul-asiáticos já viviam em condições extremamente precárias. Com a covid-19 agravaram-se. A alternativa é voltarem para casa endividados e sem rendimentos ou arriscarem a infeção e serem abandonados à sua sorte pelas empresas. Por Andrea Wright.

Artigo | 7 de June

Governo anunciou programa de remoção de amianto em 700 escolas, muito acima do que o Ministério da Educação tinha identificado em 2019. As associações MESA e ZERO querem garantir que nenhuma escola fica de fora e que estabelecimentos prioritários são os primeiros a ser intervencionados.

Artigo | 7 de June

O grupo municipal bloquista quer saber qual a posição da autarquia sobre a situação recente dos precários da Casa da Música, em cuja administração está representada. Executivo de Rui Moreira deixou sem resposta as perguntas enviadas há um mês.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de June

As aplicações de rastreio têm sido apresentadas por vários governos como uma espécie de magia: com a sua introdução consolida-se a percepção de que se está a fazer alguma coisa, mesmo que não seja o caso.

Artigo | 7 de June

O voto do partido depende ainda de uma negociação futura, garantiu Catarina Martins. Lay-off a 100%, fim das taxas moderadores nos meios de diagnóstico, apoios sociais sem excluir precários e trabalhadores informais e proteção da habitação são prioridades negociais. Já a Convenção do Bloco fica adiada devido à pandemia.

Artigo | 7 de June

Segundo a Anacom, nos últimos dez anos os preços aumentarem 7,7% em Portugal. Na União Europeia desceram 10,4%. Operadoras impõem serviços que os consumidores não querem, como telefone fixo, e não apresentam alternativas suficientes a quem queira menos canais ou menos tráfego de internet.

Artigo | 7 de June

A trágica morte de uma criança lançou um debate nacional sobre as condições de trabalho das empregadas domésticas. Segundo a Federação Nacional, estas são obrigadas a trabalhar e até a dormir no emprego e ameaçadas de despedimento. Por José Cícero da Silva/Agência Pública.

Vídeo Esquerda | 7 de June

Milhares de pessoas protestaram nas ruas do país para lembrar a memória George Floyd e de todas a vítimas de racismo, como foi o recente caso de Cláudia Simões.

Artigo | 7 de June

Com as suas declarações sobre terrorismo, Trump deu gás às teorias da conspiração que circulam nas redes sociais da extrema-direita norte-americana de que há existem grupos anti-fascistas a infiltrarem-se nas zonas rurais para desencadear violência.

Artigo | 7 de June

Foi entregue uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pela Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) devido à preocupação dos moradores da Urgeiriça com o atraso na recuperação ambiental das casas no local.

Artigo | 7 de June

O Bloco questionou o governo sobre as várias ligações que a empresa deixou de assegurar e outras em que há atrasos. O partido defende o fim do lay-off que os TST continuam a impor a centenas de trabalhadores de forma a garantir a mobilidade e segurança das populações.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de June

Mais um responsável de um país que ameaça virar o exército contra o seu povo, procurando silenciar reivindicações justas por igualdade, liberdade, justiça e democracia.

Artigo | 7 de June

Em Telavive, a esquerda israelita e organizações não-governamentais manifestaram-se contra o plano de Trump/Netanyahu. Dizem que, na Palestina, "não se consegue respirar" desde 1948.

Artigo | 7 de June

No dia do último adeus à escritora, publicamos o artigo de homenagem que a coordenadora do Bloco escreveu aquando do seu falecimento. As palavras de Maria Velho da Costa em 1976 são o mote para olhar para a condição feminina num tempo de “pandemia e de medo”.