Artigo | 8 de May

A Associação de Combate à Precariedade afirma que o executivo optou por um apoio de mínimos, admitindo o seu erro sem o corrigir integralmente. Para o Bloco, as medidas ficam muito aquém do que é necessário para enfrentar esta crise.

Artigo | 8 de May

Ao afirmar que a pandemia tem um impacto maior nas famílias com resdimentos do trabalho mais elevados, o recém-lançado Boletim Económico do Banco de Portugal "oferece uma visão distorcida da realidade", aponta a economista Susana Peralta.

Artigo | 8 de May

O Eurostat estimou que em 2019 as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes da combustão de combustíveis fósseis (principalmente petróleo e derivados, carvão, turfa e gás natural) recuaram, na União Europeia, cerca de 4,3% e em Portugal 8,7%, comparativamente a 2018.

Vídeo Esquerda | 8 de May

Catarina Martins condenou a proposta “inqualificável” de André Ventura de “confinamento de pessoas de acordo com a sua etnia” e criticou as tentativas do deputado do Chega de calar o campeão português Ricardo Quaresma.

Artigo | 8 de May

Portugal é um dos países da União Europeia com os preços de eletricidade e gás natural mais elevados, tendo em conta o poder de compra, sendo ultrapassado apenas pela Roménia, Alemanha e Espanha na eletricidade e pela Espanha, Suécia e Itália no gás.

Artigo | 8 de May

No passado mês de março, em que o confinamento apenas se verificou na segunda quinzena, o desemprego aumentou 34% face ao mesmo mês do ano passado, segundo números revelados pelo Barómetro do Observatório sobre Crises e Alternativas.

Artigo | 8 de May

Pela primeira vez, o salário base médio bruto mensal dos trabalhadores no público e privado ultrapassou a barreira dos 1000 euros. Os dados do Instituto Nacional de Estatística são de março e ainda não refletem o impacto da crise.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de May

Uma Autoridade é uma entidade, ou uma pessoa, que tem o direito de se fazer obedecer perante outras entidades ou pessoas.

Artigo | 8 de May

Apesar de António Costa ter dito várias vezes que não o iria fazer, o Estado injetou esta semana mais 850 milhões de euros no Novo Banco sem conhecer os resultados da auditoria à sua gestão. Catarina Martins diz que decisões destas “são absolutamente insuportáveis”, sobretudo durante uma crise pandémica.

Artigo | 8 de May

Fui preso com 22 anos e fui torturado durante 8 dias, e depois vários dias em separado. Nesse tempo permanecíamos sozinhos numa pequena cela. Sem comunicações, livros ou revistas. (…) Nunca desanimei. Digo que vale a pena continuar a luta e não abrandar. Por Ramiro Antunes Raimundo.

Artigo | 8 de May

Estudo internacional afirma que quanto mais pobre for o agregado familiar, maior a dificuldade sentida pelos estudantes em acompanhar o ensino à distância.

Artigo | 8 de May

A central nuclear espanhola instalada numa zona de risco sísmico junto ao rio Tejo e a 110 quilómetros da fronteira com Portugal viu a sua licença prolongada. O Bloco de Esquerda, a par de vários movimentos ambientalistas ibéricos, considera a decisão “um enorme risco”.

Artigo | 8 de May

Como estudantes, estamos disponíveis para debater o modelo pedagógico do ensino superior e colaborar com quem o organiza. A questão é se as instituições vão querer trabalhar connosco... Texto de Rodrigo Silva

Audio | 8 de May

Ouve aqui o debate "Travar a violência doméstica" com Sandra Cunha, deputada do Bloco, Elisabete Brasil, presidente da FEM - Feministas em Movimento, e Cecília Honório, do gabinete da vereação do Bloco em Lisboa. Esta conversa teve lugar no âmbito do "Ao Encontro", um ciclo de debates em direto na página de facebook do esquerda.net.

Artigo | 8 de May

O Esquerda.net e a Nós Televisión celebraram esta semana um protocolo de colaboração para a emissão das reportagens vídeo naquela estação televisiva.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de May

A Europa alemã é aquela em que o Tribunal Constitucional português nada pode contra a imposição de austeridade, mas o tribunal alemão tudo pode contra o BCE.

Artigo | 8 de May

“Um ultimato à Europa”: foi assim que o jornal francês Le Monde caracterizou a recente decisão do Tribunal Constitucional alemão sobre a política monetária do BCE. No entanto, entre as críticas de várias figuras europeias, há quem recorde que o problema é mais profundo e se prende com a própria arquitetura institucional do euro.