Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

O ministério continua em falta com orientações às escolas que impeçam o caos no ensino à distância.

Vídeo Esquerda | 17 de April

Neste debate, Marisa Matias, José Soeiro e a cuidadora informal Maria dos Anjos Catapirra debate, debateram, em direto as respostas políticas que fazem a diferença.

Artigo | 17 de April

Outros orgãos de comunicação do Global Media Group, como o JN e o Jogo, também adotam este regime. Diretor e diretora executiva do DN demitiram-se em discordância com as medidas tomadas para o jornal. Há uma semana, o Bloco apresentou proposta de apoio ao jornalismo e aos media.

Artigo | 17 de April

Apple e Google desenvolvem aplicação para telemóveis para alertar quem se cruzou com um utilizador infetado. O lançador de alerta Edward Snowden e a organização norte-americana de direitos civis ACLU são alguns dos que se questionam sobre a finalidade do projeto.

Artigo | 17 de April

Nelson Teich mete os pés pelas mãos para se declarar totalmente alinhado com Bolsonaro, apesar de já ter defendido o isolamento social, que o presidente combate. Por Luis Leiria.

Vídeo Esquerda | 17 de April
O historiador Fernando Rosas explica o papel decisivo da greve estudantil de 1969 no combate à ditadura do Estado Novo e o papel fundamental que desenvolveu para a abertura das portas à Revolução do 25 de Abril de 1974.
Artigo | 17 de April

As portas estão fechadas mas tudo passa através delas. A Fundação Gulbenkian disponibiliza grandes concertos diariamente, bem como uma visita virtual ao Museu.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

O Estado espanhol vai ter finalmente, em 2020, uma prestação semelhante à que que existe em Portugal há 24 anos, desde 1996. Primeiro com o nome de Rendimento Mínimo Garantido, agora Rendimento Social de Inserção.

Artigo | 17 de April

Em carta aberta, exigem dos Museus e dos Centros de Arte Contemporânea o fim dos despedimentos e que repensem, com os seus trabalhadores e as suas comunidades, o papel da cultura em tempo de pandemia e o seu futuro.

Artigo | 17 de April

Durante a quarentena, várias plataformas virtuais estão a disponibilizar filmes e documentários palestinianos, na sua maioria gratuitos. Estes filmes mostram que a resiliência do povo palestiniano acontece igualmente no ver e fazer cinema. Por Shahd Wadi.

Artigo | 17 de April

O Observatório da Violência no Namoro recebeu 284 denúncias nos últimos três anos. Quase 92% dos agressores são homens e 90% das vítimas são mulheres. 14,4% das vítimas dizem ter sido alvo de ameaças de morte.

Audio | 17 de April

Ouve aqui a sessão "Direitos laborais: O que muda e o que está por fazer?" com José Soeiro, sociólogo e deputado na Assembleia da República, originalmente transmitida na página de facebook do Esquerda.net.

Artigo | 17 de April

Toda a gente quer viver mais, ninguém quer ser velho. Isto não precisa e não deve ser assim. Artigo de Gustavo Sugahara, publicado na revista Esquerda.

Artigo | 17 de April

Acionistas da EDP votaram por 99,13% a favor, a distribuição de dividendos superiores em mais de um terço aos lucros que a empresa teve em 2019. A principal acionista do grupo é a empresa China Three Gorges, do estado chinês. Bloco condena a decisão.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

Talvez custe dizê-lo, mas num ponto o ministro holandês tem razão: foi ele quem venceu este round. E não precisava de muito, bastava-lhe lembrar que o Mecanismo Europeu de Estabilidade foi precisamente definido para os disciplinar com programas de austeridade.

Vídeo Esquerda | 17 de April

Em tempos de Covid-19, o plenário do Parlamento Europeu está reunido com as limitações necessárias por causa do confinamento. Na agenda estão várias propostas ligadas à crise pandémica. Precisamos de respostas. Veremos, com os votos finais, se o Parlamento está à altura da atual situação.

Artigo | 17 de April

Apenas quem se encontra em paragem total vai receber este mês. Precários Inflexíveis enfatizam que "o Governo terá de recuar uma vez mais" e corrigir esta decisão. José Soeiro defende que é preciso garantir que “todos recebem o apoio ainda em abril”.

Artigo | 17 de April

Magistrados consideram não poder “silenciar o seu desacordo” e assinam carta aberta contra a direção do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. Afirmam que este teve uma postura “anti-humanista” com “aproximação a conhecidas posições populistas” quando se pronunciou contra a libertação de reclusos.

Vídeo Esquerda | 17 de April

Entrevista de Naomi Klein ao Democracy Now sobre a importância da campanha de Bernie Sanders.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

Entre autarquia e juntas de freguesia de Lisboa, com o apoio de mais de um milhar de voluntários, a ajuda vai chegando às populações mais vulneráveis.