Artigo | 15 de April

O Parlamento polaco vota esta quinta-feira iniciativas sobre a limitação do direito ao aborto e a criminalização da educação sexual, num momento em que as medidas de emergência em vigor no país proíbem protestos massivos nas ruas.

Artigo | 15 de April

Ameaça de lay-off no jornal terá precipitado o pedido de Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho. No parlamento, o secretário de Estado da Comunicação Social voltou a adiar  os anunciados apoios aos media. Bloco insiste na sua proposta.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

Foi possível contrariar a dinâmica de crescimento exponencial do vírus e concretizar o tal aplanamento da curva, mas a epidemia ainda não entrou em regressão. É preciso proteger os mais vulneráveis ao novo coronavírus. Como?

Artigo | 15 de April

Começa já esta sexta-feira o Curso de Língua e Cultura Chinesa promovido pelo Instituto Confúcio da Universidade do Porto. Online, gratuito e para o público em geral. As inscrições encerram amanhã.

Artigo | 15 de April

O Guia está agora mais completo com informação relativa ao apoio do IHRU ao pagamento de rendas, assim como com informação para estudantes e condições de rescisão de contratos e ainda sobre o alargamento do crédito à habitação nos regimes bonificados e a advogados e solicitadores.

Event | 15 de April

A sessão contará com breves intervenções iniciais de Maria da Paz Lima, Lina Coelho, Nuno Teles e Renato Carmo, sob coordenação de José Reis, seguindo-se um período de debate aberto aos participantes. Organização: Associação Portuguesa de Economia Política. O debate pode ser acompanhado aqui a partir das 14h30. A sessão online será iniciada alguns minutos antes, a fim de testar a ligação. Mais informações.

Artigo | 15 de April

Associações de Portela e Moscavide criaram crowdfunding para permitir que 80 alunos sem equipamento acompanhem as aulas. Presidente da associação sublinha que “para além das aulas, este meio permite estreitar o contacto social”.

Artigo | 15 de April

Segundo o site Despedimentos.pt, em denúncia divulgada pela Plataforma Resposta Solidária, o grupo Luz Saúde está a obrigar os seus operadores de call center em Lisboa e Vila Real a irem trabalhar sem medidas de proteção suficientes face à pandemia.

Artigo | 15 de April

Sindicatos alertaram no início da semana para a possibilidade de um despedimento em larga escala dos trabalhadores não docentes da escola pública. Ministério da Educação diz que se trata apenas de um ajuste do calendário escolar e que o número de trabalhadores irá aumentar.

Vídeo Esquerda | 15 de April

A nutricionista Simone Fernandes explica os cuidados com a alimentação que devemos ter durante o isolamento.

Artigo | 15 de April

Empresa contratou cem mil trabalhadores e está a despedir os que contestam as condições de segurança. Em França, os tribunais restringem atividade a entregas essenciais.

Artigo | 15 de April

Catarina Martins defendeu a requisição de hospitais e clínicas fechadas para apoiar os lares a lidar com a pandemia. E lembra que a EDP se prepara para distribuir dividendos equivalentes a 10 anos de tarifa social da energia, cujo alargamento às famílias vítimas da crise os deputados acabam de chumbar.

Artigo | 15 de April

Numa altura em que os empresários - e os jornalistas logo a seguir - fazem renascer a visão tacanha da mercearia de que é preciso cortar salários e que "não há alternativa", é tempo de recordar as afirmações irresponsáveis produzidas há alguns anos. Artigo de João Ramos de Almeida, publicado no blogue Ladrões de Bicicletas

Artigo | 15 de April

O Diário do !AGORA! tem já três novas sessões online agendadas para abril e maio. O roteiro de cada encontro está delineado: uma seleção de poemas, uma roda de diálogo, uma presença de poeta e um momento de criação e partilha.

Vídeo Esquerda | 15 de April

A imunologista Maria de Sousa deixou-nos esta terça-feira. Em sua homenagem, publicamos a entrevista gravada para o documentário Subterrâneos da Precariedade, realizado por Luís Monteiro.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de April

Como vereadora da oposição tenho sido solidária com as medidas implementadas no meu concelho, tenho esse dever. Mas não perdi o meu sentido crítico e muito menos o Bloco de Esquerda perdeu a sua obrigação de propositura.

Event | 15 de April

Organizada por Academia Cidadã. Convidada: Carmo Gê Pereira (educadora sexual para adultos, ativista feminista e LGBTQIA+). Moderação: Joana Amaral Grilo (Com Calma - Espaço Cultural). Assiste em livestream às 21h30 no Facebook e Instagram da Academia Cidadã ou participa na conversa através de videoconferência neste link: https://zoom.us/j/98629781975

Artigo | 15 de April

A praga de gafanhotos do deserto que afeta a região do Corno de África dizimou 200 mil hectares de plantações agrícolas na Etiópia. Alterações climáticas também contribuíram para a dimensão do problema.

Event | 15 de April

Protagonizado pela bailarina Barbora Hruskova, com texto e direção de Tiago Rodrigues. Vai estar online até às 15h de dia 17 de abril no siteFacebook e Instagram.

Event | 15 de April

Wiener Philharmoniker; Wiener Singverein; Christian Thielemann Maestro; Annette Dasch Soprano; Mihoko Fujimura Contralto; Piotr Beczala Tenor; Georg Zeppenfeld Baixo; Ludwig van Beethoven - Sinfonia n.º 9, em Ré menor, op. 125, “Coral”. Será partilhado na página de Facebook Gulbenkian Música às 19h.