Vídeo Esquerda | 10 de March

A dez de março de 1972 dois operários foram mortos na repressão de um protesto em Ferrol. Desde aí, todos os anos se comemora, em sua homenagem, o dia da Classe Operária Galega. A central sindical galega CIG conta esta história.

Artigo | 10 de March

Esta epidemia é um amplificador da crise e é reveladora da fragilidade do sistema capitalista. A austeridade orçamental nos domínios da saúde e da investigação e a flexi-precariedade do trabalho também devem ser culpadas por esta crise. Artigo de Daniel Tanuro.

Artigo | 10 de March

O relatório do Instituto Internacional para a Investigação da Paz de Estocolmo mostra um aumento significativo das exportações de armas para o Médio Oriente. A Arábia Saudita, o maior importador mundial de armas de grande calibre, aumentou em 130% a compra de armas. Os Estados Unidos são campeões de vendas na região.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de March

É imperativo combater o vírus da indiferença! Os povos da Europa não podem ficar em silêncio quando os direitos humanos se compram e vendem e são meras armas de arremesso no xadrez da política internacional.

Artigo | 10 de March

Face às dificuldades no acesso à linha telefónica de contacto com o SNS, o deputado bloquista Moisés Ferreira defende a gestão pública e também a sua gratuitidade. Bloco vai adaptar agenda pública às indicações da DGS.

Artigo | 10 de March

Ao fim de 20 anos no poder em Moscovo, Vladimir Putin prepara-se para poder ficar mais 16 com a alteração à Constituição russa proposta esta terça-feira.

Artigo | 10 de March

Entre os 70 membros do governo, há 19 que têm participações em empresas ou em que estas são detidas por cônjuges ou unidos de facto. Vários casos agora detetados não surgem nos registos de interesses que ministros e secretários de Estado são obrigados a entregar. Conheça aqui os interesses empresariais dos ministros.

Artigo | 10 de March

Se a crise climática é estruturalmente semelhante à do coronavírus, como explicar que as respostas sejam tão diferentes? O professor de ciência comportamental David Comerford dá algumas pistas.

Vídeo Esquerda | 10 de March

Julio Calzada, ex-diretor da Junta Nacional de Drogas, falou ao esquerda.net sobre os três anos de canábis legal no Uruguai e explica as vantagens de um modelo onde o Estado controla o circuito de produção e distribuição.

Artigo | 10 de March

O ex-banqueiro viu o Tribunal da Relação de Lisboa anular o complemento de reforma e regalias como segurança pessoal e viagens em jato privado. Jardim Gonçalves vai continuar a receber cerca de 67 mil euros por mês.

Artigo | 10 de March

Os trabalhadores que prestam serviço à operadora Nos reclamam a devolução do prémio mensal de 200 euros e medidas contra a precariedade. Sindicato fala em quase 100% de adesão.

Artigo | 10 de March

350 estivadores continuam em greve no porto de Lisboa e acusam o governo de não intervir face à “insolvência com origem em gestão danosa” da empresa de trabalho portuário.

Artigo | 10 de March

Há escolas e serviços públicos encerrados e visitas a lares, hospitais e prisões suspensas. Diretores de escolas querem férias da Páscoa antecipadas e há jogos de futebol à porta fechada. Governo recomenda suspensão de eventos com mais de 5 mil pessoas. Direção-geral de Saúde disponibiliza Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença.

Artigo | 10 de March

A proposta da vereação bloquista em Lisboa visa criar uma bolsa de fogos públicos para arrendamento a preços acessíveis, complementar aos fogos privados que a autarquia pretende subarrendar. Bloco propõe também requisitar casas devolutas dos vistos gold para o Programa  Renda Acessível.

Artigo | 10 de March

Dois anos após o assassinato da vereadora brasileira, várias associações e coletivos manifestam-se em Lisboa este sábado, dia 14, às 15h.