Artigo | 13 de February

A Justiça do Luxemburgo condenou Portugal, por despedimento ilegal de empregada doméstica a trabalhar na residência do embaixador. “As regras da imunidade diplomática não foram feitas para explorar os trabalhadores”, critica dirigente da central sindical luxemburguesa.

Artigo | 13 de February

O Bloco de Esquerda questionou o governo sobre o aterro de Castelo Branco, que recebe resíduos industriais perigosos e ultrapassa a capacidade instalada. O partido fez três pedidos para visitar o aterro, mas foram rejeitados, pelo que leva o assunto ao parlamento.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de February

A estratégia do superávite em tempo de juros negativos quer simplesmente dizer que o governo prefere a renda financeira à constituição do Estado social.

Artigo | 13 de February

Em Portugal as touradas são um espetáculo para maiores de 12 anos. Ativistas pelos direitos dos animais querem que o IGAC tome uma posição e criticam o “silêncio inacreditável” que recebem as suas denuncias.

Event | 13 de February

Lisboa, P.ça Luis de Camões, 15h. Ver evento de facebook.
Porto, Praça dos Poveiros, 15h. Ver evento de facebook.
Coimbra, Praça da República, 16h. Ver evento de facebook.
Faro, Jardim Manuel Bívar, 17h. Ver evento de facebook.
Évora, Praça do Giraldo, 15h. Ver evento de facebook.
Vila Real, Largo do Pelourinho, 15h.
Ponta Delgada, Portas do Mar, 16h.
Braga, Avenida Central, 15h.
Viseu, Largo do Rossio, 16h. Ver evento de facebook.

Artigo | 13 de February

Lembrando que “a violência em relações íntimas começa cedo no namoro”, a Rede 8 de Março convoca iniciativas para esta sexta-feira em Lisboa, Porto, Braga e Coimbra para protestar bem alto contra os femicídios e exigir mudanças efetivas na proteção das mulheres. E apela à mobilização para a Greve Feminista Internacional de 8 de Março de 2020.

Artigo | 13 de February

A vitória do Sinn Féin no fim de semana passado chamou a atenção para o quadro político da Irlanda. À esquerda, o partido não está sozinho. Solidarity e People Before Profit, por exemplo, enterraram o machado de guerra do sectarismo em 2015 para construirem uma aliança eleitoral anti-capitalista que agora discute governo.

Artigo | 13 de February

Teresa Rodríguez e Pablo Iglesias anunciaram juntos num vídeo nas redes sociais a saída da líder do Podemos Andaluzia, uma das dirigentes do setor Anticapitalistas, crítico da participação no governo com o PSOE.

Artigo | 13 de February

A COPS é uma empresa que, em 2019, faturou mais de 14 milhões de euros em 45 contratos com entidades públicas. Mas, segundo denúncias chegadas ao Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, tem salários em atraso. O partido questionou o governo sobre esta situação.

Artigos Opinião Esquerda | 13 de February

Apesar de Lisboa ter sido eleita Capital Verde Europeia em 2020, não se conhece qualquer medida para a redução da poluição emitida pelos navios de cruzeiro.

Artigos dossier | 13 de February

Sou a favor da despenalização da eutanásia ativa voluntária e do suicídio assistido não só devido à minha vivência como médico mas também à minha formação filosófica. Artigo de Jaime Teixeira Mendes.

Artigo | 13 de February

São 112 empresas no total, a maior parte israelitas. Há ainda várias empresas internacionais como o Airbnb, o Booking.com, o Expedia Group e a Motorola. Todas lucram com a ocupação dos territórios palestinianos.

Artigo | 13 de February

O país tem dois meses para aplicar efetivamente a legislação europeia sobre qualidade do ar. Se não cumprir, a Comissão Europeia irá apresentar um caso contra Portugal no Tribunal de Justiça da União Europeia.

Artigos dossier | 13 de February

O partido com mais sucesso da extrema-direita nacional pretende passar por partido de protesto. Mas em questões económicas é totalmente alinhado com os interesses dominantes. O seu programa levaria à destruição da escola pública, ao fim do Serviço Nacional de Saúde e do princípio de que quem ganha mais, paga mais impostos.

Artigo | 13 de February

O longo rasto de doenças, químicos, dejetos e sofrimento e ainda a pesada pressão que coloca sobre as populações de peixes selvagens e maior pressão sobre os recursos pesqueiros, a sustentabilidade da aquacultura afigura-se como uma ilusão. Por David Robinson Simon

Artigo | 13 de February

O GAT quer que a DGS duplique o número anual de preservativos distribuídos gratuitamente e que estes sejam disponibilizados “sem barreiras” em hospitais, escolas e estabelecimentos prisionais de forma a prevenir a infeção pelo VIH e outras IST.

Artigo | 13 de February

Senado italiano decide levantar imunidade ao deputado acusado de “privação de liberdade” e “abuso de poder” ao bloquear o desembarque de mais de cem migrantes. Se for condenado arrisca até 15 anos de prisão.

Artigo | 13 de February

Uma reportagem do Washington Post e da ZDF revela que a empresa de suíça Crypto AG, que fornecia produtos para cifrar mensagens a Portugal e muitos outros países, era na verdade detida pelos serviços secretos da CIA e BND desde 1970.