Artigo | 31 de January

Apresentado como o “Acordo do Século” para a paz entre Israel e Palestina, o plano de Trump ressuscita e restaura o grande apartheid, sistema racista que está no caixote do lixo da história. Opinião da investigadora Sheena Anne Arackal publicada na Carta Maior.

Artigo | 31 de January

A companhia aeronáutica europeia aceitou pagar aos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha quatro mil milhões. O acordo serve para resolver as investigações sobre subornos sistemáticos feitos pela empresa para ganhar contratos de venda de aviões em vários países.

Artigo | 31 de January

Quase a completar um ano, o movimento popular permanece em posição de ofensiva estratégica. No meio de uma transição, continua a querer mudar o regime e não apenas o presidente. O poder, porém, obteve uma vitória tática. É preciso tirar as lições dos últimos acontecimentos para prosseguir a luta pela emancipação política e social do povo argelino. Por Hocine Belalloufi.

Artigo | 31 de January

Em 2019, a violência contra pessoas trans aumentou, com 11 pessoas agredidas por dia no Brasil. Associação Nacional de Travestis e Transexuais refere que este aumento acontece “no mesmo momento em que se inicia uma caça aos direitos e avanços em prol da população LGBTI”.

Artigo | 30 de January

O principal banco comercial alemão acumulou milhões em prejuízos no ano passado. O diretor executivo da instituição culpa o plano de “redução do pessoal”.  Quem pagou verdeiramente anos de más práticas foram os 4100 despedidos em 2019.

Artigo | 30 de January

Em conferência de imprensa, a Organização Mundial de Saúde anunciou que foi declarada emergência de saúde pública global devido ao coronavírus. Até ao momento, o vírus já matou perto de duas centenas de pessoas e atingiu 20 países. Itália confirmou esta quinta-feira os primeiros dois casos. Atualizado às 22h de 30.01.2020.

Artigo | 30 de January

Nas eleições do passado domingo, o partido liderado pela filha de Fujimori, que tinha tentado destituir o presidente Martín Vizcarra, foi derrotado. No novo congresso nenhum partido tem maioria, o que facilita o mandato presidencial. Nesta quarta-feira, Keiko Fujimori foi de novo detida.

Artigo | 30 de January

A BBC News vai ser reestruturada e a produção de programas centralizada. O plano implica o corte de 450 postos de trabalho com a justificação de poupar cerca de 95 milhões de euros. O canal vai passar também a cobrir menos histórias.

Artigo | 30 de January

O número de bombas norte-americanas lançadas sobre o Afeganistão aumentou quase oito vezes desde 2015 e foi o maior desde 2006, quando o Pentágono começou a fazer contas aos bombardeamentos.

Artigo | 29 de January

Nas ruas, o movimento continua as manifestações contra a reforma das pensões em França. Além disso acontece uma miríade de ações reivindicativas. Na frente política, o Conselho de Estado arrasou o projeto, o Senado pretende abrandar o ritmo da discussão e a esquerda prepara uma moção de censura ao governo e propõe um referendo.

Artigo | 29 de January

O plano para a Palestina apresentado pelo presidente norte-americano é uma versão dos acordos de Oslo, redesenhados de acordo com os interesses israelitas e reconhecendo as ocupações de colonatos mais recentes. Um plano apresentado ao lado de Netanyahu, feito sem os palestinianos e contra eles.

Artigo | 29 de January

O presidente do governo catalão assumiu a rotura com os parceiros de governo da Esquerda Republicana. Quim Torra promete convocar eleições após a aprovação do orçamento.

Artigo | 28 de January

A Amazon tinha proibido os seus trabalhadores de falar publicamente sobre a relação da gigante tecnológica com a atual crise climática. Mais de 340 trabalhadores desafiaram a ordem de silêncio.

Artigo | 28 de January

O antigo conselheiro de segurança do presidente norte-americano prepara-se para lançar um livro onde acusa Trump de condicionar a ajuda militar à Ucrânia à investigação dos negócios da família do rival Joe Biden naquele país.

Artigo | 28 de January

Dizem-se nacionalistas mas foi o dinheiro de um obscuro grupo oposicionista iraniano, que chegou a ser considerado terrorista pelos EUA, que permitiu a sua fundação. Até os seus dois dirigentes máximos viveram destas verbas durante meses enquanto não tinham outros rendimentos.

Artigo | 27 de January

Os dois partidos que formam o governo da Catalunha não se entendem sobre a retirada do mandato de deputado ao presidente do governo. Sessão parlamentar foi atribulada e teve de ser suspensa.

Artigo | 27 de January

A extrema-direita apostava em vencer as eleições regionais e exigir a queda do governo. Acabou derrotada por cerca de oito pontos percentuais. Depois de mobilizar multidões para as ruas, o movimento de protesto popular das “sardinhas” vê assim cumprido um dos seus primeiros objetivos.

Artigo | 26 de January

Epidemia já atingiu 12 países, registando-se mais de 50 mortos e cerca de dois mil infetados. Na China, mais de 50 milhões de pessoas estão de quarentena. Caso suspeito de infeção por novo coronavírus, em observação em Lisboa, foi negativo.

Artigo | 25 de January

Os limites do governo de coligação e o projeto de transformação pendente. Artigo de Daniel Albarracín, publicado originalmente no Viento Sur.

Artigo | 24 de January

No 51º primeiro dia de luta contra a reforma das pensões em França, os manifestantes voltam a sair à rua em massa. Enquanto Macron leva a lei a Conselho de Ministros, simbolicamente a Torre Eiffel encerrou. Não foi o único encerramento da semana: refinarias, portos, escolas e várias outras instalações têm sido fechadas em protesto.