Artigos Opinião Esquerda | 27 de January

Isabel dos Santos é hoje investigada em Angola a propósito da cruel realidade de “uma acumulação primitiva de capital” por uma oligarquia.

Vídeo Esquerda | 27 de January

Fernando Rosas considera importante "lembrar a memória do Holocausto e o que se passou em Auschwitz" para combater as "novas expressões desse passado".

Artigo | 27 de January

Mais de 90 obras de arte contemporânea pertencentes ao Estado estão em paradeiro incerto segundo a Direção Geral do Património Cultural. Muitas desde 1992. A ministra da Cultura diz que desde os anos 2000 foram criadas “comissões e grupos de trabalho para fazer o inventário da coleção do Estado.”

Artigo | 27 de January

O Bloco de Esquerda entregou um requerimento no parlamento para que o Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) preste esclarecimentos com urgência sobre o registo de sites de desinformação como órgãos de comunicação social fidedignos.

Artigo | 27 de January

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte acusa o Grupo Trofa Saúde de controlar as idas à casa de banho dos trabalhadores do seu call center. Foi até afixado um quadro com o tempo que cada um gastou nas suas pausas.

Artigo | 27 de January

Os dois partidos que formam o governo da Catalunha não se entendem sobre a retirada do mandato de deputado ao presidente do governo. Sessão parlamentar foi atribulada e teve de ser suspensa.

Artigo | 27 de January

Os trabalhadores da ERSUC - a empresa que recolhe o lixo em 36 municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria – estão em greve segunda e terça-feira desta semana, 27 e 28 de janeiro, reivindicando aumentos de salários e outros direitos.

Artigo | 27 de January

A extrema-direita apostava em vencer as eleições regionais e exigir a queda do governo. Acabou derrotada por cerca de oito pontos percentuais. Depois de mobilizar multidões para as ruas, o movimento de protesto popular das “sardinhas” vê assim cumprido um dos seus primeiros objetivos.

Artigo | 27 de January

Estes trabalhadores reivindicam a eliminação do fator de sustentabilidade na antecipação da reforma e vão concentrar-se na próxima quarta-feira, 29 de janeiro, em Lisboa, em frente ao ministério do Trabalho, na praça de Londres.

Artigo | 27 de January

A luta pela hegemonia entre a Arábia Saudita e o Irão tem-se refletido nas mortíferas guerras “por procuração” da Síria e do Iémen, remetendo para segundo plano o eterno drama do povo palestiniano. Por Jorge Martins.

Artigo | 27 de January

A instituição europeia publicou esta segunda-feira um estudo sobre a proteção de minorias em Portugal. Critica-se a ausência de condenações por crimes de ódio no país, a falta de reconhecimento da diversidade étnica e o desconhecimento das polícias dos contextos sociais em que operam.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de January

Já quase tudo foi dito e ainda assim vale a pena insistir. O caso de Cláudia Simões obriga-nos a olhar de frente para muitos problemas graves por resolver no nosso país.

Artigo | 27 de January

Quase 500 pessoas manifestaram-se contra a prospeção de gás na freguesia de Leiria. Os manifestantes exigem o fim das concessões de direito de prospeção assinadas em 2015 com a Australis.

Artigo | 27 de January

Os advogados do denunciante do Football Leaks revelaram que foi Rui Pinto a entregar um disco rígido com os dados agora vindos a público. Para Catarina Martins, “é muito difícil compreender que se vá atrás do denunciante com tanta força” enquanto os crimes revelados ficam por investigar em Portugal.

Artigo | 27 de January

Quando decorrem 75 anos da libertação dos prisioneiros dos campos de concentração e de extermínio nazis de Auschwitz-Birkenau, republicamos este artigo de Mário Tomé, que foi publicado em 1 de fevereiro de 2015.

Artigo | 27 de January

Quando Trump reduziu a taxa de imposto sobre as empresas de 35% para 21%, o enorme benefício para o setor empresarial foi justificado pelo que ia trazer em investimento e criação de emprego. A história tem sido outra... Por Vicente Ferreira em Ladrões de Bicicletas

Artigo | 27 de January

Em entrevista ao Porto Canal, Catarina Martins alertou para a urgência de o governo português agir face às participações de Isabel dos Santos em empresas estratégicas portuguesas, defendendo que solução devia ser negociada com governo angolano e que essas empresas ganhavam em ter controle público.