You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 25 de January

Está aí, na ordem do dia, a discussão sobre eventual excesso no uso da força física por parte da Polícia (no caso, um agente da PSP) sobre uma cidadã da Amadora.

Artigo | 25 de January

Aprovada a lei da autodeterminação de género, a questão que se coloca é o que aconteceu depois. Quais as dificuldades que as pessoas trans têm encontrado? Na prática, o que mudou? Como é que estas pessoas vêem a sua identidade e as suas escolhas respeitadas? Em que medida em que a autodeterminação esbarra na determinação alheia? Por Ana Bárbara Pedrosa.

Artigo | 25 de January

Acusada pelo ex-governante de ter mentido, a dirigente bloquista responde: “Miguel Relvas foi administrador da Finertec, empresa dirigida por responsáveis da Fundação José Eduardo dos Santos e com acionista escondido off shore. Não me custa corrigir o erro. A acusação é a mesma”. Catarina remete ainda para um artigo da Visão sobre esta empresa.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de January

O problema para Bruxelas é que o novo governo quer uma folga de mais €8 mil milhões, aumentando assim o défice para responder com estímulos económicos.

Artigo | 25 de January

Pedimos o título de empréstimo, pois era assim que o escritor Baptista Bastos chamava a Mário Tomé. O militar de Abril e dirigente político é homenageado este sábado em Lisboa, a propósito dos 40 anos da sua primeira eleição como deputado. Por Carlos Santos

Artigo | 25 de January

As licenças de software livre copyleft significam, na prática, que os meios de produção digitais são públicos e a dissolução do conceito de propriedade intelectual privada do software em si. Mas infelizmente estas alternativas não são tão usadas como deviam ou até se esperaria. Artigo de Pedro Celestino

Artigo | 25 de January

Os limites do governo de coligação e o projeto de transformação pendente. Artigo de Daniel Albarracín, publicado originalmente no Viento Sur.

Artigos dossier | 25 de January

No final da guerra civil, Angola tornou-se uma terra de grandes oportunidades para alguns. Nessa altura, as críticas da direita e do PS ao regime do MPLA foram substituídas pelos convites ao investimento da elite económica angolana. O PCP manteve-se fiel ao MPLA e só o Bloco apontou sempre o dedo aos cleptocratas do regime. Artigo de Luís Branco.