You are here

Pesquisar

Artigo | 22 de January

António Costa afirma não ter dado tratamento especial, “nem de favor, nem de desfavor”, à bilionária angolana alvo de investigação por desvio de fundos públicos. Em causa está a intervenção do primeiro-ministro no impasse acionista no BPI em 2016.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de January

É cruel lembrar, mas não deixa de ser verdade, que estas aplicações do dinheiro extorquido de Angola eram barradas noutros países europeus (…) Ser pago em dinheiro angolano passou a ser uma das etiquetas de muita da elite portuguesa.

Artigo | 22 de January

Em causa neste inquérito estão suspeitas de desvio de fundos na Sonangol. PGR angolano vem a Portugal esta quinta-feira. Em Luanda, Rafael Marques e Luaty Beirão comentaram o Luanda Leaks e a ação da justiça.

Artigo | 22 de January

Membro do famoso grupo britânico Monty Python, Terry Jones faleceu esta terça-feira aos 77 anos, vítima de uma forma rara de demência. Para além da comédia, da poesia, dos documentários, da história e da literatura infantil foi uma voz ativa contra a guerra no Iraque.

Artigo | 22 de January

Nesta região, onde se situam quatro países que foram antigas repúblicas soviéticas, a Rússia volta a assumir o seu papel de poder dominante numa área que considera estratégica para a sua segurança. Artigo de Jorge Martins

Artigo | 22 de January

Os camponeses indianos consideram que Bolsonaro é corrupto e repressivo, destrói a Amazónia e prejudica os interesses dos produtores locais de cana-de-açúcar. Por isso, movimentam-se contra a sua visita à Índia para participar no Dia da República que se celebrará no próximo dia 26.

Artigo | 22 de January

Os Precários do Estado vão ao parlamento entregar em mão uma carta à ministra do Trabalho pedindo uma reunião urgente sobre atrasos e exclusões no PREVPAP. Também o Bloco pressiona apresentando uma proposta de alteração ao orçamento para o governo concluir rapidamente este mecanismo sem deixar de fora os milhares de excluídos.

Artigo | 22 de January

No mês passado, foi detetada em Wuhan, no centro da China, uma nova pneumonia, que já infetou mais de 440 pessoas e matou 17, até agora. O vírus começou a espraiar-se, já tendo sido registado nos EUA. OMS reúne esta quarta-feira de emergência.

Artigos dossier | 22 de January

Além de mobilizar redes de influência, a contratação de ex-governantes portugueses permitiu ao regime de Luanda exibir as credenciais de responsáveis democráticos de Portugal. Não foram só advogados e consultores a apoiar e beneficiar do roubo sistemático do povo de Angola. Artigo de Jorge Costa.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de January

O Sindicato Unificado da PSP (SUP), que tem defendido pública e energicamente o agente acusado de agredir uma mulher negra na Amadora, é dirigido por um candidato do CHEGA, conhecido da Justiça por falcatruas com dinheiro público.

Artigos dossier | 22 de January

Os mais de 715 mil documentos sobre os negócios de Isabel dos Santos publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação foram entregues por uma plataforma fundada por William Bourdon, advogado que defendeu Assange e defende agora Rui Pinto.

Artigos dossier | 22 de January

Só explicável pelas características e dificuldades dos próprios processos de formação e acumulação da burguesia portuguesa, este caso é único. Para compreender o Portugal de hoje, é necessário conhecê-lo. (Trechos do livro Os Donos Angolanos de Portugal, de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes, 2014).

Artigos dossier | 22 de January

Chegou ao poder porque era, dos presidenciáveis, o mais fraco. Nos primeiros anos, não “mexeu uma palha”. Mas demonstrou a capacidade de adaptação suficiente para sobreviver à queda do Muro de Berlim, abraçar o capitalismo mais selvagem e ainda enriquecer-se e à sua família. Artigo de Luís Leiria, publicado em dezembro de 2015 no dossier Angola: a ditadura que o mundo não quer ver.

Artigo | 22 de January

A zona sul de Paris, onde se situa o aeroporto de Orly e o mercado de Rungis, foi afetada esta manhã por um corte de eletricidade reivindicado pela CGT em protesto contra a reforma das pensões. 35 mil lares e empresas foram afetados.

Artigos dossier | 22 de January

Os “Luanda Leaks” vieram expor a forma como Isabel dos Santos e Sindika Dokolo construíram o seu império financeiro, em boa parte graças ao financiamento público resultante da influência política de José Eduardo dos Santos. Os negócios, ruinosos para o Estado angolano, serviram para criar a primeira bilionária africana. Dossier organizado por Luís Branco.

Artigo | 22 de January

O Climáximo divulgou que ativistas do grupo se mascararam de ‘prospetores’ da RWE, grande empresa alemã de carvão, e fizeram uma ação na sede da seguradora Allianz, em Lisboa, para denunciar a seguradora por promover o “colapso climático”.