Artigos Opinião Esquerda | 18 de January

No atual estado de desenvolvimento global, a justiça social não poderá existir sem um sistema económico com base na sustentabilidade dos ambientes e ecossistemas.

Artigo | 18 de January

Um estudo do Banco Mundial concluiu que, nos últimos dois anos, as leis e os regulamentos que enquadram a participação das mulheres nas economias melhorou, como consequência de 62 reformas levadas a cabo em 40 países.

Artigo | 18 de January

Republicamos no esquerda.net as conclusões da tese de mestrado de João Vasconcelos “O 18 de Janeiro de 1934 – História e Mitificação”, defendida em 2002. O Bloco assinalou o dia com um almoço-comício em Alhos Vedros, Moita, que juntou uma centena de pessoas e contou com intervenções de Catarina Martins, Fernando Rosas e Joana Mortágua.

Artigo | 18 de January

Centenas de líderes indígenas denunciaram projetos para avançar com exploração de recursos naturais e aumento de violência, sublinhando a política de “genocídio, etnocídio e ecocídio” do governo Bolsonaro.

Artigo | 18 de January

A proteção da privacidade e a prevenção dos abusos do uso desta tecnologia são dois argumentos para adiar até cinco anos a introdução do reconhecimento facial no espaço público europeu, diz o documento em análise em Bruxelas.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de January

É uma utopia regressiva já que cria uma imagem idílica e falsa do passado. É instrumental para a extrema direita, mas também alimenta outros discursos políticos.

Artigo | 18 de January

O incumprimento do contrato coletivo por parte da empresa do grupo turco Yilport levou o sindicato a anunciar um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar. No Porto de Lisboa, o pagamento dos salários em prestações também pode levar à greve.

Artigo | 18 de January

O Bloco de Esquerda não aceita que o Orçamento deixe porta aberta a novas injeções de capital público no Novo Banco. Na proposta que apresentará na especialidade do OE2020, o Bloco pretende condicionar qualquer novo financiamento a prévia autorização do Parlamento.