Artigos Opinião Esquerda | 10 de January

A viagem de Fernão de Magalhães é um acontecimento traumático para Portugal. O navegador, apesar de português, fez a viagem ao serviço da coroa espanhola. Curiosamente também é um processo traumático para Espanha, afinal Magalhães não era espanhol.

Artigo | 10 de January

Antigos presidente e vice-presidente da Câmara de Alijó estão acusados de violarem a lei na gestão de empreitadas entre os anos de 2001 e 2013. Segundo a acusação os crimes terão ocorrido com o intuito de verem garantida a reeleição.

Artigo | 10 de January

O Supremo Tribunal Federal do Brasil fala no direito à liberdade de expressão ao revogar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Especial A Primeira Tentação de Cristo volta assim a poder ser exibido na plataforma Netflix.

Artigo | 10 de January

Quando Trump respondeu ao ataque a bases militares com presença norte-americana apenas com anúncio de sanções económicas e moderando o discurso bélico, a crise entre EUA e Irão parecia estar a voltar a patamares anteriores. Mas a disputa sobre a responsabilidade pela queda do avião ucraniano em Teerão tornou-se um novo capítulo.

Artigo | 10 de January

No encerramento do debate do Orçamento, Pedro Filipe Soares criticou a proposta do governo, que “se resume à palavra superavit”.

Artigo | 10 de January

A Fenprof convocou uma greve nacional de professores e educadores para o final do mês de janeiro de forma a reagir a um Orçamento de Estado que, considera a estrutura sindical, “passa ao lado da educação”, agrava a situação nas escolas e desvaloriza mais a carreira docente.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de January

A administração de Trump levou até às últimas consequências o método de “assassinatos seletivos” na chamada “guerra ao terror”.

Artigo | 10 de January

Segundo a polícia, a maioria dos fogos foram provocados por trovoadas em tempo de seca extrema. Uma investigação da ABC Australia associa o grupo de “media” de Rupert Murdoch à proliferação de “fake news” que tentam desviar a responsabilidade das alterações climáticas.

Artigo | 10 de January

Mariana Mortágua criticou o OE 2020, que “não responde às exigências deste novo ciclo” e garantiu que o Bloco irá lutar para o melhorar, “medida a medida”. A deputada acusou também os “novos intervenientes da direita”, Chega e Iniciativa Liberal, de não assumirem as suas propostas, como a privatização das universidades ou da CGD.

Artigo | 10 de January

Esta quinta-feira, na Fundação Saramago, em Lisboa, Marcelo Freixo teceu duras críticas a Bolsonaro. No seu entender, o “acidente histórico” que foi a sua eleição inaugurou o regime de uma “democracia totalitária”. Eleito, o presidente continuaria a defender ditadores, torturas e milícias.

Audio | 10 de January

Catarina Moura, Ariel Ninas e César Prata ― Do Natal aos Reis: Cantos da Galiza e Portugal, 2019.

Tiago Sousa ― Um piano nas barricadas, 2016.

Trovante ― Cais das Colinas, 1983.

Carlos Bica ― Carlos Bica + Matéria-Prima, 2010.

Cordel ― Cordel, 2019.

Edição nº 318, de 9 de janeiro de 2020

Artigo | 10 de January

A Estrada Municipal que liga as aldeias de Campos de Jales, Cidadelhe de Jales e Reboreda a Vila Pouca de Aguiar está encerrada desde 22 de novembro após vários abatimentos. Os abatimentos acontecem desde 2015 e são decorrentes de vazios de exploração das antigas minas de Jales.

Artigo | 10 de January

O sindicato (SNTCT) decidiu suspender a greve que estava marcada para dia 13 de janeiro, após a empresa ter recuado, decidindo reintegrar o trabalhador António Neto Cunha, que fora despedido após ter sofrido um acidente que o deixou incapacitado.