Artigo | 28 de February

Depois da polémica por se ter aliado à extrema-direita, o primeiro-ministro israelita vê-se, no mesmo dia, acusado pelo procurador geral israelita em três processos de corrupção e por uma investigação da ONU pelo massacre de manifestantes palestinianos pelo exército israelita.

Artigo | 28 de February

Ex-advogado de Trump testemunhou perante comissão parlamentar, chamando-o racista e vigarista. Mais comprometedoramente, reiterou indícios de práticas ilegais que podem alimentar as investigações ao presidente. Trump respondeu em estilo confrontacional a partir de uma cimeira com Kim Jong-un, que terminou hoje prematuramente.

Artigo | 27 de February

O presidente dos EUA foi derrotado na votação na Câmara dos Representantes sobre a declaração de emergência nacional que lhe permitiria fundos para construir o muro com o México. 13 republicanos juntaram-se aos democratas. Mas Trump promete vetar qualquer tentativa de bloqueio à sua iniciativa.

Artigo | 27 de February

Nos últimos 12 meses, 1,6 milhões de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativas de estrangulamento no Brasil e 22 milhões passaram por algum tipo de assédio.

Artigo | 27 de February

A Índia bombardeou território paquistanês alegadamente para atacar bases do grupo rebelde responsabilizado por atentados na Caxemira indiana. Esta quarta-feira, o exército paquistanês assegurou ter abatido dois aviões indianos e a Índia reivindicou ter abatido um avião do estado vizinho.

Artigo | 26 de February

As eleições de domingo no pequeno país da Europa do leste foram um dos palcos da disputa entre duas esferas de influência internacional. O seu resultado foi inconclusivo. Com a instabilidade política à espreita, os vários partidos políticos queixam-se de fraude eleitoral.

Artigo | 26 de February

Bouteflika é presidente do país há quase 20 anos. Decidiu recandidatar-se a mais um mandato. A decisão foi recebida com contestação e dezenas de milhares de argelinos estão a sair à rua apesar do gás lacrimogéneo e das detenções. Dizem que as próximas eleições serão uma farsa.

Artigo | 26 de February

Segundo o jornal The Guardian, a organização dos Estados africanos está a tentar convencer os países da sua zona de influência a não aceitar a construção de centros de detenção de refugiados proposta pela União Europeia como forma de impedir a travessia para a Europa.

Artigo | 25 de February

Canais com vídeos anti-vacinas deixaram de ter anúncios e respetivas receitas publicitárias no Youtube. O site tomou a medida no seguimento de queixas de anunciantes que não queriam os seus produtos associados ao movimento.

Artigo | 25 de February

Depois de vários atentados separatistas na região, a Índia acusa o Paquistão de apoiar terroristas que desestabilizam o seu território. A retórica belicista indiana cresce e a repressão também. E, dos dois lados da fronteira, os exércitos mostram a sua força como há muito não se via.

Artigo | 24 de February

À beira de eleições, o primeiro-Ministro israelita responde a uma nova coligação centrista que o ultrapassou nas sondagens coligando-se com dois partidos da extrema-direita racista.

Artigo | 24 de February

No próximo dia 27, ativistas pelo direito à alimentação saudável e produtores locais vão distribuir refeições preparadas com produtos agro-ecológicos e de agricultura familiar. Protestam contra a extinção pelo governo Bolsonaro do organismo que combatia a fome e promovia a alimentação equilibrada.

Artigo | 24 de February

“O livro negro da Liga” é lançado na quinta-feira e os seus autores descrevem como a Rússia pode estar a financiar o partido de extrema-direita do ministro italiano Matteo Salvini.

Artigo | 23 de February

Em entrevista a Amy Goodman, o sociólogo Edgardo Lander acusa os EUA e alerta que ações na fronteira visam provocar conflito, que envolveria Colômbia e Brasil. Mas o chavismo e o país estão em crise: é hora de um referendo popular sobre o futuro do governo e do Legislativo, aponta.

Artigo | 23 de February

Pela 15ª semana consecutiva, milhares de pessoas manifestaram-se em várias cidades francesas. Em Toulouse, os manifestantes bloquearam as saídas de encomendas da Amazon em protesto contra os despedimentos e a fraude fiscal.

Artigo | 23 de February

Após ter representado uma luz na grande noite neoliberal dos anos 2000, a Venezuela atravessa uma grave crise. A imposição de sanções pelos EUA complica a busca de soluções para o país. A estratégia do Governo vista por Temir Porras Ponceleón, ex-conselheiro de Chávez e Maduro.

Artigo | 23 de February

Mais de 8 milhões de eleitores são chamados às urnas para se pronunciarem sobre um texto que mantém o regime político e reconhece a propriedade privada.

Artigo | 22 de February

A vice-presidente, Delcy Rodríguez, anunciou que a Venezuela pediu assistência técnica humanitária de medicamentos e alimentos através da ONU. O pedido é feito num momento em que aumenta a pressão dos Estados Unidos e de Guaidó, para que o país autorize a entrada de pretensa ajuda humanitária dos EUA.

Artigo | 22 de February

As irrupções de revolta contra a pobreza têm sido permanentes. Em 2018, julho, outubro e novembro foram meses de forte protesto no Haiti. Fevereiro volta a ser um mês intenso devido à corrupção que atingiu os mais altos escalões do Estado. Registaram-se pelo menos sete mortos.

Artigo | 20 de February

Lenços verdes encheram as cidades argentinas assinalando o primeiro aniversário dos pañuelazos, as mobilizações que pretendem mudar a lei do aborto na Argentina. As manifestantes do #19F querem “educação sexual para decidir, anti-contracetivos para não abortar, aborto legar para não morrer.”