Artigo | 30 de October

A convulsão social contra o governo liberal do presidente Sebastian Piñera foi o motivo apresentado para o cancelamento da COP-25 e do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico, duas grandes iniciativas agendadas para as próximas semanas em Santiago do Chile.

Artigo | 30 de October

Um total de 40 mil cidadãos australianos irão interpor uma ação conjunta contra o governo devido à utilização de produtos que causam cancro do fígado e doenças renais. Trata-se da maior ação alguma vez vista no país.

Artigo | 28 de October

Os maus cheiros na vila de Alcanena fizeram com que 600 estudantes participassem numa marcha silenciosa. Segundo a Câmara, a origem da poluição está na indústria dos curtumes que não cumpre obrigações ambientais. Por sua vez, os industriais dizem que o problema é a gestão municipal das águas residuais.

Artigo | 24 de October

Uma comissão da Assembleia Municipal de Setúbal reuniu com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra que informou que as dragagens no Sado vão começar no início de novembro. O Bloco local manifesta-se contra. A SOS Sado também criticando a “manipulação, desinformação, obscurantismo” da APSS.

Artigo | 23 de October

Desde maio deste ano que o caudal dos rios Ponsul, Sever e Tejo nesta zona tem descido consideravelmente, mais de quinze metros do caudal normal, uma situação nunca vista. Por Diego Garcia.

Artigo | 22 de October

Um estudo do Carbon Disclosure Project analisa como as alterações climáticas estão já a afetar centenas de cidades no mundo e como não estão a ser tomadas medidas para lidar com o problema. Em Portugal, Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Guimarães fazem parte desta lista de “cidades em risco”.

Artigo | 21 de October

Ativistas pela justiça climática interromperam este domingo o encontro que juntou algumas das principais empresas da indústria do carvão. A seguir, bloquearam o acesso à receção formal do evento.

Artigo | 17 de October

A jovem sueca Greta Thunberg enfrenta uma avalanche de ódio que se traduz nos ataques mais vis e machistas, nas mais sórdidas insinuações sobre a sua saúde mental, em calúnias sobre a sua autonomia e em ameaças veladas de morte. Artigo de Daniel Tanuro.

Artigo | 12 de October

Na impugnação, que visa a Agência Portuguesa do Ambiente e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, o movimento defende que a Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) e a autorização da obra de dragagem do projeto de melhoria das acessibilidades do Porto de Setúbal devem ser consideradas nulas.

Artigo | 12 de October

Milhares de pessoas manifestaram-se no centro de Copenhaga, onde se realizou a cimeira da rede de cidades pelo clima, para exigir ações concretas contra a crise climática. Esta sexta-feira tiveram ainda lugar iniciativas em várias outras cidades, entre as quais Washington e Londres.

Artigo | 11 de October

Segundo a televisão pública, concessão em Montalegre foi atribuída a uma empresa constituída apenas três dias antes da assinatura do contrato. Ex-diretor geral de energia e geologia considera incompreensível que contrato tenha sido assinado sem estudo de impacto ambiental.

Artigo | 11 de October

Apesar do gigante digital fazer apelos públicos para uma ação climática mais determinada, financia grupos conservadores que promovem a negação das alterações climáticas, segundo uma investigação do jornal The Guardian. A Google responde dizendo que não tem aprovar toda a agenda das organizações que apoia.

Artigo | 10 de October

Um relatório científico sobre os efeitos do aquecimento global na zona do Mediterrâneo concluiu que este aquece 20% mais depressa do que a média global. Secas, falta de água potável e aumento do nível do mar afetarão 500 mil pessoas nesta região.

Artigo | 10 de October

94 cidades estão reunidas em Copenhaga para o Fórum Mundial de Autarcas C40. Esta rede de cidades comprometeu-se a concretizar medidas de combate às alterações climáticas, assinou um “Pacto Verde Global” e declarou emergência climática nas suas respetivas cidades.

Artigo | 10 de October

Uma estudo do Climate Accountability Institute aponta as 20 empresas de combustíveis fósseis responsáveis pelo estado atual de emergência climática no planeta.

Artigo | 10 de October

Movimentos de estudantes e encarregados de educação organizaram hoje uma manifestação à porta dos estabelecimentos de ensino para exigir a “remoção urgente” do amianto.

Artigo | 8 de October

O movimento ambientalista acusa o estado espanhol de não cumprir com a Convenção de Albufeira, denunciando a existência de menos água no rio Tejo e os prejuízos ambientais e económicos decorrentes. Algumas zonas do rio podem ser atravessadas a pé.

Artigo | 7 de October

Iniciou-se esta segunda-feira um período de duas semanas de protestos promovidos pelo movimento Extinction Rebellion. Cidades de 60 países do mundo vão assistir a ações de desobediência civil em nome da emergência climática.

Artigo | 7 de October

A Climáximo participa esta segunda-feira numa ação de desobediência civil. Os defensores do clima bloquearam a zona do complexo governamental conhecido como Nuevos Ministerios em Madrid. Exigem medidas imediatas para ultrapassar a “inação governamental”.

Artigo | 5 de October

Reunidos em Castelo Branco, autarcas de sete municípios portugueses e espanhóis acusam a gestão de caudais do rio Tejo de “profunda insensibilidade para com este território”.