Artigo | 29 de November

Dias dois e três de dezembro os professores dos colégios de ensino especial vão fazer greve devido aos salários em atraso. A Fenprof acusa o ministério da Educação de não ter disponibilizado as verbas para estes colégios fazerem os pagamentos.

Artigo | 29 de November

Da despesa em saúde, 27,5% é paga pelos utentes, quase o dobro dos europeus. O peso nos orçamentos familiares chega a ser, de acordo com a OCDE e o Observatório Europeu, “catastrófico”. 40% das despesas de 330 mil famílias são com médicos e medicamentos.

Artigo | 29 de November

Foram 17 as mulheres que faleceram em 2018 na sequência de complicações na gravidez, parto ou puerpério. Os números já não eram tão elevados desde 1980. Bloco já pediu uma audição urgente com a Diretora Geral da Saúde.

Artigo | 29 de November

De acordo com o presidente Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas está “a ser difícil encontrar escolas abertas”. A falta crónica de trabalhadores não docentes nas escolas, o processo de municipalização da educação e a exigência de uma carreira digna estão na origem do protesto.

Artigo | 29 de November

A CITE tem apenas 24 trabalhadores e nenhum deles faz parte dos quadros. A sua presidente, Joana Gíria, declarou à Rádio Renascença que falta pessoal que dê resposta às solicitações crescentes que a entidade recebe.

Artigo | 28 de November

Trabalhadores denunciam a falta de pessoal nas escolas, sublinhando os protestos da comunidade educativa, e reivindicam: admissão de pessoal, fim do trabalho precário, regularização dos processos de admissão ao abrigo do PREVPAP e recuperação de carreiras específicas.

Artigo | 28 de November

O último relatório da Entidade Reguladora da Saúde apresenta situações em que cidadãos estrangeiros viram o direito a aceder à saúde negado ou dificultado. Nos casos reportados, há três menores, uma de três anos a quem foi recusado atendimento, outra de dois a quem foi exigido pagamento de valores que o impossibilitava.

Artigo | 27 de November

A OCDE prevê que a idade de reforma em Portugal passe dos 65,2 para os 67,8 anos. De acordo com estas previsões, Portugal seria o oitavo país onde a idade de reforma mais aumentaria.

Artigo | 26 de November

De acordo com a Eurostat, no primeiro semestre deste ano, Portugal ficou no oitavo lugar entre os países com eletricidade da uso doméstico mais cara. Já o gás para uso doméstico é o quinto mais caro da Europa.

Artigo | 26 de November

Bastaram doze dias para que Zero, Movimento Escolas sem Amianto e Fenprof conseguissem que a sua petição obtivesse o número necessário de assinaturas. O Parlamento vai assim ser confrontado com a necessidade da remoção total do amianto das escolas do país.

Artigo | 26 de November

32 trabalhadores, na esmagadora maioria mulheres, ficarão no desemprego depois da fábrica de Penselo, Guimarães, ter anunciado o seu encerramento na segunda-feira. A administração da Dobraconfex deixou salários de outubro e novembro ainda por pagar. Os deputados do Bloco por Braga questionaram o governo sobre este caso.

Artigo | 26 de November

Em Portugal, as crianças com menos de três passam cerca de 40 horas por semana na creche. A média europeia está em cerca de 30 horas semanais. Dos 0 aos 6 anos, as crianças portuguesas passam mais dez horas semanais no ensino pré-escolar que as restantes crianças europeias.

Artigo | 26 de November

Segundo o STAL, o Tribunal Central Administrativo do Norte decidiu pela nulidade do despacho camarário que aumentou o horário de trabalho dos trabalhadores do município de 35 para 40 horas. Agora, o sindicato exige que os trabalhadores sejam ressarcidos pelo trabalho suplementar realizado.

Artigo | 24 de November

Em 1969, fui dirigir a Escola-Piloto do PAIGC, na Guiné-Conacri, onde se formavam e preparavam quadros para a libertação e o desenvolvimento do país. Por Lilica Boal (Maria da Luz Boal).

Artigo | 24 de November

Esta segunda-feira, 25 de novembro, comemora-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Em Portugal, estão convocadas manifestações para Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu.

Artigo | 23 de November

Investigadores e professores da Universidade do Porto concentraram-se nesta sexta-feira, protestando contra a precariedade e exigindo estabilidade laboral e clarificação do PREVPAP.

Artigo | 22 de November

Livrarmo-nos do especismo e das dinâmicas estruturalmente condicionadas de opressão e exploração dos animais é impossível sem nos livrarmos da superioridade do capital sobre as pessoas. Por Patrik Gažo

Artigo | 22 de November

Segundo a SIC, as escolas privadas vendem refeições muito mais caras do que aquilo que pagam. E, tanto no ensino público como no privado, o baixo preço pago às concessionárias por cada refeição levanta suspeitas sobre a sua qualidade. O Bloco defendeu em várias ocasiões a gestão pública das cantinas escolares.

Artigo | 22 de November

Num parecer divulgado esta sexta-feira, o Comité Económico e Social Europeu (CESE) defende que programas como os ‘vistos gold’ “acarretam riscos graves”, pelo que “devem ser abolidos em todos os Estados-membros da UE”.

Artigo | 22 de November

Nos últimos 15 anos, foram 500 as mulheres assassinadas em Portugal em contexto de violência doméstica. Em 2019 existiram também 27 tentativas de femicídio e 45 órfãos.