Artigo | 30 de August

Até ao final do ano, os trabalhadores da PSA de Mangualde, Centro de Produção da Peugeot/Citroen, vão fazer greve aos sábados. Dada a “intransigência” da administração da empresa, a Comissão Sindical e a Comissão de Trabalhadores reiteraram na passada quinta-feira a necessidade deste protesto.

Artigo | 29 de August

Sem garantias de vinculação, terminou esta quarta-feira o concurso para os formadores do IEFP no âmbito do PREVPAP. Há mais de mil candidatos para apenas 500 vagas. E continua a não ser clara que solução contratual será encontrada para quem não seja vinculado.

Artigo | 29 de August

Desde o início de 2018 até junho de 2019, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (Deco) recebeu 3168 queixas sobre “vendas agressivas e práticas comerciais desleais”. A maioria das reclamações são referentes a contratos de energia.

Artigo | 29 de August

O número de casos de sarampo na Europa duplicou no primeiro semestre deste ano face ao mesmo período de 2018. A doença regressou a quatro países onde estava dada como eliminada.

Artigo | 29 de August

Quase um quarto das vagas no SNS colocadas a concurso este ano ficaram por preencher. Na obstetrícia, foram mais metade, mas o problema é transversal. Desvio de médicos recém-formados para os privados é uma das causas apontadas.

Artigo | 27 de August

Um estudo publicado na semana passada na revista Nature mapeou matematicamente grupos de ódio nas redes sociais para estudar a sua resiliência. Os investigadores apresentam ainda sugestões de estratégias a implementar para reduzir o impacto destes grupos.

Artigo | 27 de August

Nas margens do rio Ota, em Alenquer, arqueólogos descobriram uma muralha de 150 metros de comprimento que terá protegido um povoado há mais de 4 mil anos. Poderá ser um dos maiores achados da era do Calcolítico no país.

Artigo | 26 de August

SNPVAC orgulha-se da luta dos tripulantes, lamenta “ausência do PR” e considera “humilhante” que secretária do Estado do Turismo tenha ido a Dublin, em plena greve dos tripulantes, “‘vender’ destinos do nosso país ao desbarato a uma empresa que atropela a Constituição”.

Artigo | 25 de August

“O Estado reorientou-se, passou de responsável pelo bem-estar da população como um todo a responsável pelo bem-estar das corporações capitalistas”, defende David Harvey numa entrevista publicada esta semana no La Vanguardia.

Artigo | 25 de August

Jorge Leite, referência incontornável do Direito do Trabalho em Portugal, é lembrado pela sua dedicação total à luta pela justiça e direitos laborais. Leia aqui as reações à sua morte. Em atualização.

Artigo | 24 de August

Mais de 30 coletivos exigem um posicionamento do Governo Português perante os crimes contra a humanidade cometidos pelo governo de Bolsonaro. Para esta segunda-feira está agendada uma iniciativa pela Amazónia na Praça Luís de Camões, em Lisboa, pelas 18h.

Artigo | 24 de August

A Associação de Combate à Precariedade destaca que o contributo de Jorge Leite “foi determinante em todas as lutas, do combate aos falsos recibos verdes à denúncia do abuso do trabalho temporário, da luta pelo contrato à batalha pela erradicação da precariedade na lei”.

Artigo | 24 de August

Reconhecido por toda a comunidade jurídica como uma das referências primeiras e pioneiras do Direito do Trabalho em Portugal, Jorge Leite deu um contributo inestimável e permanente à esquerda e ao Bloco em particular, tendo qualificado com a sua reflexão a ação do Bloco na área laboral.

Artigo | 24 de August

O primeiro-ministro húngaro e Mick Mulvaney participam num encontro da International Catholic Legislators Network (ICLN), que tem como objetivo “promover os valores cristãos na política”.

Artigo | 24 de August

Associação Portuguesa de Bioética (APB) reage à polémica gerada pela direita em torno do despacho que estipula a forma como o diploma sobre identidade de género é aplicado nas escolas. APB defende que as mesmas devem garantir as condições necessárias para que os alunos se sintam respeitados.

Artigo | 24 de August

Ao tentar entrevistar a organização da tourada em Baião, o repórter do Porto Canal foi agredido. Presente na manifestação anti-tourada, Maria Manuel Rola garantiu que o Bloco “não desiste de pôr fim ao sofrimento animal” e frisou que “temos que fechar a torneira do financiamento público” a estas iniciativas.

Artigo | 23 de August

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) continua a ter cerca de 600 trabalhadores precários. A denúncia é da Associação e do Sindicato Nacionais de Bombeiros Profissionais, que se dizem “preocupados com o impasse que vivem actualmente esses funcionários precários”.

Artigo | 22 de August

Começou esta quinta-feira o primeiro de dois dias de greve nos centros de saúde do Algarve. Marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros e Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas, esta greve reivindica mais contratações e que ARS do Algarve corrija procedimentos errados para com os trabalhadores.

Artigo | 22 de August

São nesta altura mais de 14000 as assinaturas contra a construção de um Museu Salazar. A petição online partiu de um grupo de “conhecedores do que foi a ditadura do Estado Novo” que decidiram manifestar “o mais veemente repúdio” por esta iniciativa da Câmara de Santa Comba Dão.

Artigo | 21 de August

Segundo tripulantes, a adesão à greve é de cerca de 80%, mas o impacto da paralisação não se faz sentir nos aeroportos. A empresa procedeu a diversas manobras, algumas das quais ilegais. Os trabalhadores exigem apenas que a Ryanair cumpra a lei portuguesa.