Artigo | 31 de December

A deputada do Bloco Fabíola Cardoso, acompanhada por membros da Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco, visitou no fim-de-semana o troço mais crítico da Estrada Nacional 238, entre Cernache do Bonjardim e a ponte do Vale da Ursa sobre o rio Zêzere.

Artigo | 30 de December

Na mensagem de Ano Novo, Catarina Martins assinala que “este é o tempo da ação, que precisa de toda a gente”. “Temos até 2030 para reduzir drasticamente as emissões de CO2 para a atmosfera, para transformar a indústria, os transportes, para fazer a transição energética”, frisa a coordenadora bloquista.

Artigo | 28 de December

A bordo do Vouguinha, Moisés Ferreira e Isabel Pires criticaram esta sexta-feira os atrasos na reabilitação da linha ferroviária e propuseram que esta se deve estender até Serenada do Vouga e ligar à linha do norte em Espinho.

Artigo | 27 de December

O partido de extrema-direita entregou no Tribunal Constitucional uma declaração de princípios que depois alterou. Segundo a revista Sábado, todas as referências ao nacionalismo desapareceram da versão que atualmente consta no site do partido.

Artigo | 27 de December

A Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, anunciou que as três vacinas passam a estar incluídas no Programa Nacional. Há um ano a medida foi aprovada pelo parlamento no OE para 2019, por propostas de Bloco de Esquerda e PCP, tendo-se gerado então grande polémica.

Artigo | 26 de December

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o governo sobre o funcionamento do estacionamento no hospital de Braga. Em causa está a obrigatoriedade de pagamento por utentes e profissionais e publicitação do espaço direcionada para turistas.

Artigo | 25 de December

Luís Fazenda, dirigente do Bloco, considera que a mensagem de Natal do governo não deixa expectativas sobre a urgência imediata de encontrar um Orçamento do Estado que possa abrir caminho à continuidade de algumas políticas progressivas no país, já que “tem agido como se participasse sozinho neste processo” e que “não tem negociado nada de substancial com os partidos à esquerda”.

Artigo | 20 de December

Num requerimento enviado à Câmara de Santa Comba Dão a distrital do Bloco pede mais informações sobre as estátuas do ditador que a autarquia tem em seu poder e manifesta-se contra a possibilidade de exibição pública destas, considerando essa eventualidade “uma ofensa e um ultraje aos valores da democracia e da liberdade.

Artigo | 20 de December

Projeto de lei do Bloco que alarga direitos dos pais de filhos com deficiência, doença rara ou oncológica e determina que o seu subsídio de assistência seja pago a 100% foi aprovado apenas com abstenção do PS. José Soeiro diz que “as crianças com doença oncológica ou com deficiência devem ter o direito à presença dos seus pais”.

Artigo | 20 de December

O Bloco apresentou três projetos de lei na Assembleia da República sobre o uso do glifosato. Nelson Peralta sublinha que é preciso banir esta substância do espaço público “para proteger a saúde pública”.

Artigo | 18 de December

Os professores não desistem de ver contabilizado todo o tempo de carreira congelado. Bloco propõe medidas para mitigar impacto orçamental da recuperação e para conjugá-la com um plano de rejuvenescimento do corpo docente.

Artigo | 18 de December

Catarina Martins considera a proposta de Orçamento “insuficiente para responder às grandes necessidades do país”, para além de não atender a nenhuma das propostas entregues pelo Bloco. E defende que se o PS e o governo pretendem negociar, “terão de dar sinais disso”.

Artigo | 18 de December

Esta quarta-feira, no parlamento, Isabel Pires sublinhou o “momento de viragem” nas políticas para as pessoas sem-abrigo, com uma resposta robusta por parte da vereação do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa.

Artigo | 18 de December

Esta terça-feira foi apresentado o plano do município de Lisboa para resposta às pessoas sem-abrigo. O vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, declarou contar que o maior investimento de sempre feito no concelho neste setor, “conjugado com a inovação das respostas, garanta uma resposta a todas as pessoas que dela necessitem”.

Artigo | 17 de December

Em carta enviada aos vários grupos parlamentares, Pedro Filipe Soares propõe que se juntem para prorrogar o prazo de vigência do Observatório Técnico Independente. Se nada fosse feito, a entidade deixava de existir e o trabalho pendente seria perdido.

Artigo | 17 de December

Mariana Mortágua apontou as insuficiências da proposta de Orçamento do Estado para 2020 apresentada pelo Governo, nomeadamente no que respeita ao parco investimento afeto aos serviços públicos e à habitação e ao efeito limitado das alterações no IRS, e acusou o executivo de não assumir compromissos claros.

Artigo | 16 de December

Catarina Martins visitou a fábrica de calçado Helsar e solidarizou-se com os trabalhadores, afirmando que o crime económico não pode ficar impune. Sobre o Orçamento do Estado, a coordenadora bloquista considerou que, do que se conhece, a “proposta é insuficiente”.

Artigo | 16 de December

Há nove meses que o governo não responde ao Bloco sobre a fiscalização à Zona Franca da Madeira. Mariana Mortágua anunciou esta segunda-feira no Público que vai insistir e apresentar um requerimento, denunciando que “não houve vontade política para disciplinar o regime da Madeira nem hoje nem nunca.”

Artigo | 14 de December

Catarina Martins defendeu este sábado que “a promessa de uma Europa mais democrática não significa nada se for meramente formal e não relacionada com as condições de vida dos trabalhadores”. As declarações foram feitas no Congresso do Partido da Esquerda Europeia, que se realiza em Málaga. Veja aqui o vídeo da intervenção e a sua tradução para português.

Artigo | 13 de December

Em entrevista à Antena 1, Pedro Filipe Soares falou sobre algumas das prioridades do Bloco para o próximo Orçamento de Estado que é entregue na segunda-feira. O investimento na saúde, a descida do custo da energia, os salários da função pública e a previsão de superavit estiveram em cima da mesa.