You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de March

Catarina Martins diz que não basta ao primeiro-ministro afirmar que quer aprovar a Lei de Bases da Saúde à esquerda. “É preciso ter resultados concretos dessa negociação”, defendeu este sábado em Estremoz.

Artigo | 29 de March

A linha de crédito para limpeza obrigatória dos terrenos está a exigir às autarquias despesas prévias e muita burocracia. Bloco propõe que o governo garanta financiamento prévio e exclua o reembolso em casos de insuficiência económica.

Artigo | 29 de March

José Manuel Pureza diz que o acordo de última hora do PSD com o PS na Comissão de Transparência veio permitir "que todo o tipo de influências passem para o processo legislativo sem nenhum tipo de controlo”.

Artigo | 29 de March

O encontro teve lugar na quinta-feira na Assembleia da República. Quim Torra agradeceu a resolução aprovada no ano passado no parlamento a pedir uma solução política para a questão nacional em Espanha.

Artigo | 28 de March

Pedro Filipe Soares defendeu transparência, simplificação e tributação, como três valores essenciais na revisão do regime das ajudas de custo dos deputados e afirmou disponibilidade do Bloco de Esquerda para se alcançarem os consensos necessários.

Artigo | 28 de March

Em entrevista à TSF, José Soeiro afirmou que a precarização das relações laborais é uma escolha política com grande vantagens para os patrões, que, assim, mais facilmente se descartam dos trabalhadores. A precariedade é também uma forma de dominação pelo medo, porque os precários exigem menos direitos, e de comprimir salários.

Artigo | 28 de March

Catarina Martins reuniu com o Sindicato dos Funcionários Judiciais e voltou a apelar ao governo para que comece a fazer justiça nas carreiras dos trabalhadores do Estado antes do final da legislatura.

Artigo | 28 de March

Mariana Mortágua confrontou Carlos Costa no parlamento com a auditoria feita pelo Banco de Portugal em 2011 à Caixa Geral de Depósitos, que identificou os mesmos problemas do que a auditoria à Caixa agora revelada.

Artigo | 27 de March

Luís Monteiro apresentou dois projetos de lei esta quinta-feira. Um para resolver injustiças nas progressões na carreira dos professores do ensino superior. Outro que revê a organização das instituições propondo paridade, acabar com o modelo fundacional e criar um modelo mais democrático de eleição de reitores.

Artigo | 27 de March

O Parlamento Europeu (PE) instou esta terça-feira os Estados-Membros a desenvolverem estratégias nacionais de luta contra o racismo em domínios como a educação, a habitação, o emprego e o policiamento.

Artigo | 26 de March

Para o deputado Pedro Soares a situação das pequenas fábricas têxteis do Vale do Ave é dramática. As encomendas das multinacionais fogem para países onde a mão de obra fica mais barata. Por isso, é preciso tanto um plano de emergência quanto repensar a estratégia de desenvolvimento da região.

Artigo | 26 de March

Défice público em 2018 foi de 0,5%, abaixo do previsto. Mariana Mortágua criticou a obsessão do governo em baixar o défice, quando o outro lado da moeda é o sacrifício de serviços públicos, por exemplo nos médicos e professores.

Artigo | 26 de March

Os sindicatos exigem que o governo dê instruções à Caixa Geral de Aposentações para que esta reveja todas as pensões atribuídas desde 1 de janeiro de 2013, de forma a cumprir o acórdão do Tribunal Constitucional.

Artigo | 26 de March

Num encontro com mais de uma centena de trabalhadoras da limpeza no parlamento, Catarina Martins apresentou a proposta do Bloco para equiparar o valor mínimo do subsídio de refeição ao que é praticado no setor público.

Artigo | 25 de March

Não. Em 2016, foi o voto do PCP que chumbou a proposta do Bloco que defendia precisamente o que agora foi concretizado: passes sociais alargados e com custos reduzidos, envolvendo no processo as autarquias.

Artigo | 25 de March

Os imigrantes sem documentos passam a ter um acesso ao visto de residência mais fácil, desde que tenham descontado pelo menos um ano para a Segurança Social.

Artigo | 25 de March

O Bloco de Esquerda questionou o governo sobre casos de discriminação com base na orientação sexual do dador de sangue. Num contexto em que há escassez de sangue O negativo, têm sido recusadas dádivas, sobretudo de homens.

Artigo | 24 de March

Catarina Martins apresentou o projeto que introduz duas importantes alterações à lei: que “haja uma audiência imediata para memória futura das vítimas de violência doméstica” e dar o estatuto de vítima às crianças que vivem em contexto de violência doméstica.

Artigo | 23 de March

Catarina Martins propõe que a promoção da saúde pública esteja no centro da lei, as taxas moderadoras acabem nos tratamentos prescritos pelos médicos e que só se recorra aos privados ou ao setor social quando não existir oferta pública.

Artigo | 22 de March

“Falta agora o resto”, avançou Catarina Martins, afirmando que, “para o Bloco, cada trabalhadora e cada trabalhador que vir o seu vínculo laboral reconhecido é uma vitória. Cada um que faltar, é uma luta por fazer”. A lei da regularização de precários do Estado “foi bem feita no Parlamento, cabe agora ao Governo executá-la bem também”, frisou a coordenadora bloquista.

Pages