Artigos Opinião Esquerda | 30 de August

Tratar o PCP, deste modo, como um urso de peluche, é um insulto. E quem o faz sabe que é um insulto. Mais, é mesmo uma forma de agressividade que pretende agir no debate interno daquele partido.

Artigo | 27 de August

Cientista e ativista político do Brasil, militou no POC, uma organização revolucionária e clandestina e esteve depois na fundação do PT. Escreveu recentemente um livro sobre “Bloco de Esquerda e Podemos: dois experimentos de organização na nova esquerda europeia” (2016). Vai fazer falta. Por Francisco Louçã.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de August

Se o risco para a economia europeia é o perigo alemão (e o medo do ‘Brexit’), para a economia mundial é Donald Trump.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de August

Se lhe pareceu que aquele jogo era uma tragédia, se se lembra dos olhares soturnos de ministros, das conferências de imprensa sucessivas, dos três ministros nos três-telejornais-três (…) esqueça tudo, já passou, ficou três a zero.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de August

Se a refinação e distribuição de combustível é estratégica para o país, a ponto de se chamar a tropa para conduzir os camiões, por que raio é que se privatizou a Galp?

Artigos Opinião Esquerda | 18 de August

Talvez o relógio tenha sido forçado em demasia: não foi jogada inteligente fazer a requisição civil logo no primeiro dia. E muito menos pôr tropas a conduzir camiões logo passadas poucas horas.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de August

Bolsonaro usou o assassinato de um opositor à ditadura para tentar amesquinhar o filho, presidente da Ordem dos Advogados, e respondeu às críticas com novas declarações protegendo a história da ditadura.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de August

Um choque salarial é a nossa salvação. Não existe outra solução: o problema da falta de procura só se pode resolver com mais salários. Isso não depende dos bancos centrais, depende da capacidade de autoproteção da democracia.

Artigos Opinião Esquerda | 4 de August

Como não sou o único a notar que há concelhos que parecem estar marcados para a repetição dos fogos, creio que a resposta é óbvia. Há demasiados incendiários de fósforo na mão. Portugal bem precisava que os verões não fossem ditados por estes pirómanos.