Artigos Opinião Esquerda | 6 de December

As greves climáticas de jovens são a maior mobilização dos movimentos estudantis em muitos anos e nada indica que se deixem fazer esquecer.

Artigo | 6 de December

A marcha pelo clima em Madrid juntou esta sexta-feira meio milhão de pessoas, segundo o movimento Friday for Future. Greta Thunberg voltou a acusar os líderes mundiais de estarem a trair as pessoas com a sua inação face à emergência climática.

Artigo | 6 de December

Apenas 8% dos candidatos conseguiram um contrato de trabalho no concurso da FCT. Assim, para denunciar a precariedade no setor da investigação científica, foi lançado o “movimento 8%”. Investigadores por todo o país estão a fotografar-se em frente aos centros de investigação para ilustrar preto no branco a sua situação.

Artigo | 6 de December

Na marcha pelo clima, em Madrid esta sexta-feira, Catarina Martins sublinhou a necessidade de “alterações concretas” nas políticas ambientais. O Bloco apresenta como prioridades para a COP25 ter “metas vinculativas” para a neutralidade carbónica, não criar um mercado de carbono e salvar a floresta tropical.

Artigo | 6 de December

Os jornalistas portugueses foram impedidos de estar presentes na sessão de declarações que o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, fizeram num hotel de Lisboa. Lusa e Sindicato dos Jornalistas protestaram.

Artigo | 6 de December

O relatório da auditoria promovida pela Organização dos Estados Americanos centra as suas suspeitas nos últimos 5% dos votos contados, que ampliaram a vantagem de Evo Morales acima da fasquia dos 10% face ao opositor. MAS reúne congresso extraordinário este sábado.

Artigo | 6 de December

O SIEAP apresentou proposta de aumentos salariais para 2020, que inclui a redução de horário de trabalho para as 35 horas semanais até 2022. Em comunicado, o sindicato informa ainda que a BlackRock passou a deter 5% da EDP.

Artigo | 6 de December

O romance “Lisboa, Luanda, Paraíso” recebeu o prémio Oceanos deste ano. Com a mesma obra, Djaimilia já tinha vencido os prémios literários Fundação Eça de Queiroz e Fundação Inês de Castro.

Vídeo Esquerda | 6 de December

De seis a treze de dezembro acontece a Cimeira Social pelo Clima em Madrid.

Artigo | 6 de December

Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa é hoje apresentado e coloca Lisboa, Almada e Seixal como os concelhos onde as populações estão mais vulneráveis aos impactos nocivos das alterações climáticas.

Artigo | 6 de December

A Escola Básica 2,3 Dr. António Augusto Louro, na Arrentela, Seixal, tem 38 anos, está “muito degradada” e tem amianto em condições perigosas. O Bloco vai apresentar na próxima segunda-feira um projeto de resolução e uma pergunta ao governo sobre esta situação.

Artigo | 6 de December

O novo plano prevê um investimento de 14.5 milhões até 2023, com a oferta de casas a aumentar para 400 no programa Housing First. Reforço do apoio resulta da “pressão feita sobre o governo, Segurança Social e outras entidades”, diz a vereação bloquista.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de December

Do encontro anunciado para hoje, quinta-feira, entre Mike Pompeo e Benjamin Netanyahu pode sair uma dessas fotografias tenebrosas que precedem a tragédia.