Artigo | 22 de October

No Chile, os protestos continuam. Depois de mandar tropas contra manifestantes, impor o estado de emergência e dizer que o país vivia uma “guerra contra um inimigo poderoso”, o milionário presidente chileno promete agora diálogo social e medidas diferentes da receita liberal que conduziu o país até aqui.

Artigo | 22 de October

Os três partidos pró-independência da Catalunha propuseram uma resolução a defender o direito à autodeterminação. Mesa do parlamento admitiu a proposta a debate, apesar dos avisos dos juristas do parlamento catalão.

Artigo | 22 de October

Contagem de votos fora interrompida quando dava como garantida uma segunda volta entre Evo Morales, à frente do país desde 2006, e Carlos Mesa. A divulgação dos resultados fora depois retomada para dar a vitória a Morales, com 10,14% de diferença face ao segundo candidato.

Artigo | 22 de October

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, conseguiu uma maioria relativa no Parlamento canadiano e deverá manter-se no poder, apesar de o seu Partido Liberal do Canadá ter tido menos votos que o oposicionista Partido Conservador do Canadá, liderado por Andrew Scheer. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 22 de October

Os principais jornais australianos apresentaram esta segunda-feira primeiras páginas rasuradas a negro como se tivessem sido censurados e com a frase “quando o governo esconde a verdade, o que está a encobrir?”. Protestam contra a criminalização da publicação de informações ligadas a interesses de Estado.

Artigo | 22 de October

No poder na Bolívia desde 2006, Evo Morales poderá ter de ir a uma segunda volta das eleições presidenciais. A contagem preliminar dava uma vantagem de sete pontos a Evo Morales quando foi interrompida no domingo. Mas a contagem oficial em curso coloca os candidatos praticamente empatados.