Artigo | 20 de October

Num país dividido por fortes linhas comunitárias, a revolta contra o governo e por melhores condições de vida parece ser um ponto de união. Desde quinta-feira que as manifestações enchem as ruas do Líbano. Começaram quando o governo procurou aplicar uma taxa às chamadas por aplicações como o WhatsApp.

Artigo | 20 de October

No terceiro de quatro dias de greve dos tripulantes de cabine da companhia aérea açoriana, a administração confirma seis em 22 voos foram cancelados. O sindicato fala numa adesão de 80% e diz que os voos restantes foram feitos com uma tripulação mínima.

Artigo | 20 de October

Em comunicado, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa exigiu a “rápida remoção” do amianto das escolas e outras estruturas. O sindicato considera que “lamentavelmente, o ritmo desta ação de limpeza não tem correspondido às exigências de uma total remoção das placas” e quer levar a questão ao governo.

Artigo | 20 de October

Em Castro Verde, Catarina Martins alertou que “a monocultura intensiva não tem trazido emprego” e “está a estragar os solos e a água” e defendeu que o Alentejo e o país precisam para o seu desenvolvimento de uma “agricultura extensiva, que seja ordenada e apoiada”.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de October

As tentativas sucessivas de genocídio e de eliminação cultural do povo curdo por parte da Turquia não é, infelizmente, uma novidade, mas não é por repetir-se que se deve naturalizar e abandonar as nossas preocupações.

Artigo | 20 de October

O Serviço de Urgências do Hospital de Chaves, integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), encontra-se neste momento sem pediatra em permanência durante a noite.

Audio | 20 de October

Ouça nesta edição do podcast Quatro e Vinte todas as notícias da atualidade canábica nacional e internacional.

Artigo | 20 de October

Um dos partidos que entraram no Parlamento português é a Iniciativa Liberal, ou chamemos pelo verdadeiro nome, a Iniciativa Neoliberal que quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos e a RTP – RTP. Texto de Alexandre Fernandes.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de October

Será que António Costa quer agarrar este desafio? A julgar pela forma como virou as costas à “geringonça”, creio que está dada a resposta.

Artigo | 20 de October

Da Polónia à França, passando pela Croácia, Hungria, Eslovénia, Grécia e outros países dos Balcãs, o negócio do crédito hipotecário em francos suíços afeta mais de um milhão de vítimas da voracidade dos grandes bancos privados. Por Eric Toussaint

Event | 20 de October

Com Álvaro Arranja, Daniel Pires e João Santiago. Organização do Centro de Estudos Bocageanos. Mais informações.
Setúbal, Casa da Cultura, 16h

Event | 20 de October

Com a presença da advogada dos presos políticos de Gdeim Izik, a Dra. Olfa Ouled, que participará no debate. Ver convite.
Lisboa, Auditório C 1.03 Edifício II ISCTE – IUL, 18h

Event | 20 de October

O encontro e conversa entre dois protagonistas da Crise Académica de 1969 em Coimbra: Alberto Martins que nos traz “Peço a Palavra – Coimbra 1969” e José Veloso que recupera as imagens desta luta em “A Crise Académica de Coimbra. 1969 – Uma reportagem fotográfica”. Apresentação de Alberto Martins, José Veloso, Maria José Pereira e Zeferino Coelho. Inscrição obrigatória e mediante os lugares existentes, para o e-mail: [email protected] ou telefone: (351) 215 818 535.
Lisboa, Museu do Aljube - Rua de Augusto Rosa, 42, 18h30

Event | 20 de October

Sessão no contexto do Festival de Cinema DocLisboa e serão seguidas de debates com a presença da realizadora Camila Freitas.
Lisboa, Sala Grande da Culturgest (edifício da Caixa Geral de Depósitos, na Rua do Arco do Cego, 77), 19h.

Event | 20 de October

Lisboa, Cinema Ideal (Rua do Loreto 15, junto ao Largo Camões), 22h.

Event | 20 de October

Com a presença do realizador Luís Monteiro, da investigadora Ana Petronilho e do analista político Daniel Oliveira. Levantamento de bilhete para a sessão obrigatório. Ver evento de facebook.
Lisboa, Cinema IDEAL - Rua do Loreto, 15-17, 11h.