Artigos Opinião Esquerda | 22 de September

A Administração Trump manteve a aliança com a Arábia Saudita e, ao rasgar o acordo nuclear com o Irão, deu a entender qual seria o principal alvo na região. À beira da eleição presidencial, Trump não teve ainda a “sua guerra”.

Artigo | 22 de September

O PSD perdeu a maioria absoluta, mas pode governar com o CDS. Numas eleições marcadas pela forte bipolarização entre PSD e PS, o Bloco voltou a perder representação parlamentar.

Artigo | 22 de September

Quem não consiga ir votar na sua zona de residência no dia 6 de outubro, pode fazê-lo já no próximo domingo em qualquer distrito do país. Basta inscrever-se online até quinta-feira.

Artigo | 22 de September

Mesmo para alguém agnóstico será impressionante perceber como a religião e o gospel tiveram, podem ter, um papel tão visceral na vida de uma artista intemporal. Por Soraia Simões de Andrade.

Fotogalerias | 22 de September
Fotos de Paula Nunes.
Artigo | 22 de September

O poeta, jornalista e ativista saharaui Malainin Lakhal descreve as dificuldades vividas pelo seu povo a partir dos testemunhos de três pessoas diferentes.

Artigo | 22 de September

Num almoço em Queluz com pessoas da área da cultura, Catarina Martins exigiu um por cento do PIB para a cultura e mais acesso a esta porque “a cultura é um serviço da democracia”.

Artigo | 22 de September

Não para que a História consagre uma verdade sem falhas, mas para que a Mentira não prevaleça, que foi, afinal, o projeto da Censura criada pela Constituição de 33. Não se tratou, só, de conformar o então presente à visão do poder que estava, mas de deixar, por muito tempo, para as gerações futuras, o germe da sua falsa verdade. Por Diana Andringa.

Artigo | 22 de September

Numa viagem ao Acampamento Marielle Vive, Veridiana Zurita descreve a resistência à estigmatização, à violência e à pobreza de cerca de mil famílias da zona de Campinas no Estado de São Paulo.

Fotogalerias | 22 de September
Fotos de Paula Nunes do Comício do Bloco na Praça dos Poveiros, Porto, Setembro de 2019.
Artigo | 22 de September

Mais de 400 manifestantes de vários pontos do país juntaram-se em Lisboa este sábado. Fazem parte de movimentos locais que se opõem à concessão e exploração de lítio a céu aberto nas suas localidades.

Artigo | 22 de September

O partido da extrema-direita grega está a vender sedes e a dissolver-se. Acusações na justiça, envolvimento num assassinato e inúmeras agressões, dissidências, derrotas eleitorais e a oposição de um potente movimento anti-fascista conduziram a organização neo-nazi a uma crise terminal.

Artigo | 22 de September

Durante uma reunião com o Bloco, o presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, coronel Lopes Dias, alertou que vários milhares de deficientes militares que estiveram na Guerra Colonial recebem pensões de miséria. Pedro Filipe Soares destacou, por sua vez, que “uma guerra injusta do passado não pode ter agora um presente e um futuro injusto para estas vidas”.

Artigo | 22 de September

Num jantar com ativistas laborais em Penafiel, Catarina Martins invocou as declarações de António Costa de que tinha revertido todos os cortes. A coordenadora do Bloco notou que este se “esqueceu dos cortes que afetam a grande maioria dos trabalhadores destes país” e que o programa do PS continua a não falar deles.