Artigos Opinião Esquerda | 12 de September

Costa não cumprirá sequer um quarto do objetivo que anuncia no programa eleitoral, por mais pomposa que seja a promessa de “erradicação de todas as carências” habitacionais até à última badalada do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Artigo | 12 de September

Afastadas eleições para já, e com o parlamento suspenso, a política britânica vai entrar em pré-campanha até meados de outubro. À direita, Johnson procura unificar todo o voto Brexit. À esquerda, Corbyn tenta deslocar o debate para uma mudança decisiva de poder a favor dos trabalhadores.

Artigo | 12 de September

Catarina Martins visitou a associação de diabéticos, falou sobre o alargamento das bombas de insulina aos jovens, medida proposta pelo Bloco e aprovada no parlamento, e apontou que a uma nova lei de Bases da Saúde “devem juntar-se práticas concretas para um novo paradigma”.

Artigo | 12 de September

Entre 20 e 27 de setembro decorre a semana global de mobilização pelo clima que culminará com uma greve climática estudantil a nível mundial. A maior confederação sindical internacional, a CSI, decidiu juntar-se aos protestos.

Artigo | 12 de September

Ministro das finanças francês considera que criptomoeada do Facebook constitui um potencial risco para a soberania monetária do euro, estando a ponderar bloqueá-la no país.

Vídeo Esquerda | 12 de September

Na primeira das “Conversas de Café” promovidas pelo Bloco no café Piolho e moderadas por Pedro Lamares, no Porto, o bispo emérito das Forças Armadas debateu com Daniel Oliveira e Sara Barros Leitão o “balanço e perspetivas da geringonça”.

Artigo | 12 de September

Acesso às contas bancárias deixa de ser exclusivo dos bancos. As cadernetas deixam de poder ser usadas para levantamentos, enquanto os cartões de débito e crédito apenas com banda magnética e sem chip deixam de servir para pagamentos.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de September

A crise institucional está a dar lugar, nalguns países, a regimes bonapartistas que, no passado, foram a antecâmara dos fascistas, e que hoje podem abrir a porta a outras formas de autoritarismo.

Artigo | 12 de September

Os trabalhadores dos CTT de Loulé estão em greve quinta e sexta-feira. Consideram a situação dos correios da região “incomportável quer para os trabalhadores quer para os utentes”. Entretanto, ao nível nacional, nove sindicatos dos CTT juntaram-se num comunicado em defesa da dignidade dos trabalhadores.

Artigo | 12 de September

Os responsáveis pelo Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) querem que o governo aja em prol de “mudanças significativas” para o ensino do mirandês, tais como a elaboração de manuais próprios para lecionar a língua.

Artigo | 12 de September

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos denunciou o impacto das alterações climáticas nos direitos humanos. A degradação ambiental está ligada a 40% das guerras civis nas últimas décadas, apontam as Nações Unidas.

Artigo | 12 de September

Uranium Film Festival é um festival internacional que mostra cinema dedicado à exploração de urânio e aos problemas decorrentes da exposição à radioatividade. Acontecerá este ano em Nelas a partir de sexta-feira para lembrar a mina da Urgeiriça. A organização salienta as suas preocupações ambientais.