You are here

Pesquisar

Artigo | 15 de June

Greves e manifestações põem em causa a contrarreforma da Previdência (Segurança Social); relator da comissão parlamentar deixa cair propostas importantes para o governo como a privatização do sistema. Por Luis Leiria.

Artigo | 15 de June

Na Mesa Nacional do Bloco, Catarina Martins salientou a necessidade de aprovar a nova Lei de Bases da Saúde ainda nesta legislatura e apresentou os eixos programáticos do Bloco para as legislativas: democratizar a economia, pagar a dívida interna, investir na igualdade e coesão e encontrar soluções para a urgência climática.

Artigo | 15 de June

A exposição Banksy: Génio ou Vândalo está na Cordoaria Nacional até 27 de outubro. O evento não é reconhecido pelo autor que se opõe à comercialização da sua obra. E o estatuto do artista gera uma disputa simbólica entre a omnipotência da normalização mercantil e a possibilidade de subversão.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de June

“O futuro do trabalho” é muito agora a ordem do dia do debate sobre as questões do Emprego. Os avanços tecnológicos, como factores de “competitividade”. Mas, ao mesmo tempo, como causa de desemprego, da “catástrofe” do “fim do trabalho”.

Artigo | 15 de June

Tem 35 anos e tem dedicado os últimos anos da sua vida a resgatar migrantes em perigo no Mediterrâneo. Foram mais de mil. Só que salvar vidas pode acabar por ter um preço complicado. Pia Klemp é acusada pela justiça italiana de auxílio à migração ilegal. E pode acabar condenada a 20 anos de prisão.

Artigo | 15 de June

Na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, os cães errantes estão a ser abatidos por eletrocussão na lixeira municipal. As associações que defendem o bem-estar animal criticam não só a violência do método mas a própria medida. E salientam que há outras políticas de controlo da população canina.

Artigo | 15 de June

Num artigo no Público, Manuel Alegre defende que a lei de bases da saúde deve ser aprovada à esquerda e estabelecimentos do SNS devem ter gestão pública. É uma “oportunidade histórica” de substituir a lei da “direita neo-liberal” que pretendia “reduzir o SNS a um serviço público de saúde caritativo”.

Artigo | 15 de June

Carrie Lam, chefe do executivo de Hong Kong, voltou atrás na intenção de implementar imediatamente a controversa lei de extradição que permitiria o envio de acusados locais para serem julgados em outros pontos da China. Mas os manifestantes não recuam: exigem o fim da lei e querem a demissão de Lam.