Artigos Opinião Esquerda | 11 de June

Não podemos fazer contas simples para problemas complexos: a bioenergia utilizada numa óptica extractivista, ignorando impactos nos solos, na água, na fixação de populações rurais, nos avanços da desertificação e da desflorestação e em plena crise climática, não serve.

Artigo | 11 de June

Catarina Martins considerou que a nova proposta do PS sobre a lei de bases da saúde mantém as PPP “na mesma” e apelou à continuação da negociação para aprovar uma lei que não diga que os “hospitais públicos podem ser entregues a privados". A coordenadora bloquista visitou a Orquestra Geração, “um projeto consensual” para combater o insucesso e abandono escolar.

Artigo | 11 de June

O acordo para evitar a imposição de tarifas às importações de produtos mexicanos obriga o México a tentar reduzir o fluxo migratório que atravessa o país em direção aos EUA.

Artigo | 11 de June

O Supremo Tribunal do Botswana decidiu esta terça-feira declarar como inconstitucionais as secções do código penal que puniam as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo com sete anos de prisão.

Artigo | 11 de June

O plenário de trabalhadores, realizado esta terça-feira, aceitou a proposta de aumento salarial apresentada pela empresa e decidiu continuar a negociação com a nova administração de outros pontos, como o trabalho extraordinário, as diuturnidades e o subsídio de alimentação.

Artigo | 11 de June

No dia 9 de junho de 2019, o parlamento da Nicarágua aprovou uma lei chamada “Lei de amnistia”. Esta lei é parte de uma campanha de engano destinada principalmente à comunidade internacional. Por Matthias Schindler.

Artigo | 11 de June

Sem aviso prévio e sem apresentar soluções de habitação alternativas para os moradores, a Câmara Municipal da Amadora avançou para o despejo de três famílias com menores. A Associação de Moradores protestou e o Bloco de Esquerda considerou a situação “lamentável”.

Artigo | 11 de June

Um estudo publicado na revista científica Nature mostra que, desde 1750, pelo menos 571 espécies de plantas se extinguiram devido à ação humana. O ritmo da extinção massiva é agora 500 vezes mais elevado do que antes da revolução industrial. E os autores advertem que os números estão subestimados.

Artigo | 11 de June

Faleceu nesta terça-feira, Ruben de Carvalho, jornalista, membro do CC do PCP e destacado lutador antifascista. Fazia parte da organização da Festa do Avante desde o seu início. Em nota de pesar, o Bloco de Esquerda homenageia o “militante da democracia e da liberdade”

Artigo | 11 de June

Os trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo começam esta terça-feira uma greve de dois dias. Defendem que a proposta de aumento salarial da administração é uma “provocação”.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de June

O rasto de informações que o utilizador vai deixando na rede social é instrumentalizável. É tempo de parar Zuckerberg.