Artigo | 5 de June

No ano passado, a autarquia sublinhava o seu “total repúdio” face aos planos de exploração mineira. Agora diz que tudo depende dos Estudos de Impacte Ambiental.

Artigo | 5 de June

A Fiequimetal anunciou esta segunda-feira que foi alcançado um acordo de princípio nas negociações com a administração da Petrogal. Esta federação sindical considera que o acordo alcançado vai no sentido das condições que tinham sido exigidas pelos trabalhadores nos últimos plenários gerais.

Event | 5 de June

Com a participação de membros da Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) e Liliana Garcia, jornalista freelance (autora de Para além do fim das minas de urânio em Portugal), Paulo Guimarães, historiador da Universidade de Évora e Clara Florensa, historiadora da ciência das E.U. Gimbernat. Ver cartaz.
Lisboa, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Anfiteatro 8.2.30 (Edifício C8) - (Cidade Universitária, Campo Grande, Lisboa), 17h30.

Event | 5 de June

Com o duo “O ACASO” formado por Marta Ramos e João Carlos Rodrigues. Inscrições até 3 de junho. Mais informações.
Lisboa, sede da AJA Lisboa – Rua de São Bento 170, 19h30.

Artigo | 5 de June

A greve convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais por melhores salários e condições conta também com uma manifestação em frente ao Ministério do Trabalho.

Artigo | 5 de June

A Comissão Europeia quer abrir o procedimento por défice excessivo a Itália, o segundo país da UE com o maior peso da dívida no PIB. A receita de Bruxelas passa pelo corte de mais de 3 mil milhões na despesa orçamental.

Artigo | 5 de June

Com o presidente eleito da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, detido no âmbito da operação Teia, assumiu o cargo Alberto Costa que é arguído num processo em que é suspeito de participação económica em negócio e recebimento indevido de vantagem. O Bloco local exige eleições.

Vídeo Esquerda | 5 de June
Artigo | 5 de June

As alterações climáticas ameaçam a prazo os grandes progressos conseguidos na saúde pública nas últimas décadas, afirma um novo relatório das academias de ciência europeias. Afirma também que as soluções em grande parte já existem, falta apenas a vontade política.

Artigo | 5 de June

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai fechar os “centros de manutenção ferroviária” e subcontratar este trabalho a privados. A Comissão de Trabalhadores (CT) critica a medida e acusa: “todo o saber fazer, adquirido ao longo de sucessivas gerações, passa a ser detido por interesses privados”.

Artigo | 5 de June

Dezenas de moradores ameaçados de despejo e ativistas pelo direito à habitação concentraram-se em frente ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação para travar os “despejos sem solução”.

Artigo | 5 de June

O milionário populista Andrej Babiš, primeiro-ministro da República Checa, é acusado de utilização de fundos europeus para seu benefício. Uma auditoria da Comissão Europeia diz que há conflito de interesses entre o cargo e os seus negócios. Os checos responderam com a maior manifestação desde 1989.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de June

O debate sobre a Natureza e os animais e, em geral, sobre o Ambiente (e, neste, sobre o crítico problema das alterações climáticas) está, e bem, na ordem do dia. É premente e até urgente que continue a estar.

Artigo | 5 de June

Um recuo de última hora da bancada do PSD impediu a aprovação das alterações ao decreto sobre remunerações dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. O deputado bloquista Moisés Ferreira não aceita que esta matéria “seja enviada para as calendas gregas”.

Artigo | 5 de June

Depois do governo ter chegado a acordo com os mestres, há outras categorias profissionais a exigir ter “o mesmo tratamento”.