Event | 21 de May

Nesta sessão, Francisco José Viegas conversará com o autor sobre este e os seus outros livros. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.
Lisboa, Fundação José Saramago - Casa dos Bicos, Rua dos Bacalhoeiros, 10, 18h30.

Artigo | 21 de May

Esta segunda-feira, estivadores italianos recusaram carregar um barco saudita que tinha armamento. Os sindicalistas protestaram contra a guerra do Iémen afirmando “não querer ser cúmplices” dos ataques a civis. Este barco já tinha enfrentado protestos de grupos de defesa dos direitos humanos em França.

Ver cartaz.
Lisboa, Teatro Thalia – Estrada das Laranjeiras, 205, 18h.

Event | 21 de May

Com Marisa Matias e Catarina Martins. Ver cartaz.
Porto, concentração Rua de Santa Catarina – Metro Bolhão, 17h

Breves | 21 de May
O anúncio foi feito esta terça-feira na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro. Chico Buarque, músico e escritor brasileiro, entra na galeria dos vencedores do prémio Camões.
Artigo | 21 de May

Estudo revelou que Alojamento Local ocupa já metade das habitações em algumas zonas do centro histórico do Porto e expulsou mais habitantes de casas ocupadas do que reabilitou casas vazias. Regulamento municipal sobre o tema marca passo entre conivência da Câmara e protestos de movimentos.

Artigo | 21 de May

A Suécia pediu ao Reino Unido a entrega de Julian Assange após reabrir processo por alegados crimes sexuais arquivado em 2017. Apoiantes afirmam que este caso deve prevalecer sobre o dos EUA, convictos de que Assange o vencerá facilmente em tribunal.

Artigo | 21 de May

Os trabalhadores lutam por aumentos salariais, reivindicando 750 euros. Domingo e segunda-feira fizeram greve de 48 horas, manifestaram-se na cidade de Almada e a deputada Joana Mortágua solidarizou-se com trabalhadores.

Artigo | 21 de May

Está mais do que na altura de agirmos. Está na altura de marcharmos. Está na altura de reagirmos. Está na altura de evitarmos uma hecatombe que aniquile todo o ser humano. Publicado no portal Interior do Avesso

Artigo | 21 de May

No início da década de sessenta, um dos grandes feitos da NASA foi levar um norte-americano ao espaço. John Glenn ficou famoso pelo facto, mas os cérebros por trás dessa operação foram 3 mulheres cientistas afro-americanas. Por António José André.

Artigo | 21 de May

O fabricante automóvel norte-americano anunciou que vai cortar 10% dos seus quadros. Vão desaparecer até ao fim de agosto cerca de 70 mil empregos em todo o mundo. Estes somam-se a 1500 que já sairam da empresa nos últimos meses por mútuo acordo.

Vídeo Esquerda | 21 de May

Assiste aqui ao quarto tempo de antena do Bloco nestas eleições Europeias2019. Com a participação de Ana Feijão e de Alice Moreira.

Artigo | 21 de May

“Memórias da Plantação. Episódios de racismo quotidiano”, de Grada Kilomba, é publicado esta quarta-feira em Portugal. A autora afirma que esta é “uma experiência coletiva, um trauma coletivo que depois se revela nestes episódios que fazem parte do livro”.

Fotogalerias | 21 de May
Fotografias de Paula Nunes.
Artigo | 21 de May

Presidente convoca manifestação para apoiá-lo neste domingo 26, em resposta à mobilização de 15 de maio contra os cortes na Educação. Mas setores da sua própria base de apoio rejeitam a iniciativa. Por Luis Leiria.

Artigo | 21 de May

A Entidade Reguladora da Saúde queixa-se que as cativações do Ministério das Finanças estão a impedir o seu trabalho. Em causa está assim a fiscalização no setor da saúde. Só o ano passado não foram contratados cerca de 50 trabalhadores que estavam previstos.

Artigo | 21 de May

Os números do Eurostat confirmam que em 2018 foram os consumidores portugueses a pagar o preço mais elevado pela eletricidade, quando calculado em função do poder de compra de cada país.

Artigo | 21 de May

O conjunto que representou a Islândia no concurso da Eurovisão pode vir a “sofrer consequências” por ter mostrado bandeiras da Palestina durante o evento, segundo afirma a organização do evento. Os Hatari prometem agora gravar um disco com um cantor queer palestino.

Artigo | 21 de May

No Entroncamento, Catarina Martins apelou ao voto no Bloco de Esquerda das “pessoas que votaram em PSD e CDS e se sentiram traídas” e da “geração cheia de força que colocou a emergência climática na agenda social".