Artigo | 21 de January

Os distúrbios ocorreram no final de um protesto contra a atuação da PSP no Bairro da Jamaica, no Seixal. O realizador João Salaviza denunciou à comunicação social a violência, "segundo critérios cromáticos (cor da pele)", e afirmou que a manifestação ocorria de forma pacífica.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de January

O ativismo tem um papel para além dos partidos, a representação institucional precisa destas movimentações para poder operar e ser obrigada a realizar transformações.

Artigo | 21 de January

Esta segunda-feira, Catarina Martins criticou a proposta de lei de bases para a saúde, considerando-a “muito ambígua” e “insuficiente”.

Event | 21 de January

10h30 - Visita pel' As Costas da Cidade. Com ativistas da Geração Com Futuro - Associação de Moradores, Maria Manuel Rola (deputada na AR), Ricardo Moreira (deputado municipal) - (ponto de encontro: 10:30 Praça Paiva Couceiro)
12h30 - Almoço na Associação Geração Com Futuro - Associação de Moradores - Quinta do Lavrado (Inscrições aqui)
14h30 - Como Combater a violência e o racismo institucional. Com Beatriz Gomes Dias (ativista da Djass - Associação de Afrodescendentes) e Ricardo Loureiro (ativista contra a violência nas prisões)
16h00 - Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos na cidade de Lisboa. Com Isabel Pires (deputada municipal) e Carmen Lima (Quercus) - Sede Nacional do Bloco de Esquerda (Rua da Palma, 268)
17h15 - Encerramento com Vereador Manuel Grilo

Ver evento de facebook.

Event | 21 de January

Org: Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Ver evento de facebook.
Lisboa, Com Calma - Espaço Cultural - Rua República da Bolívia 5 C, 17h30.

Artigo | 21 de January

A organização internacional de combate à pobreza sublinha que a desigualdade não é inevitável mas é uma escolha política. Num relatório apresentado em Davos esta segunda-feira mostra que as grandes fortunas continuam a crescer e os pobres a ficar mais pobres.

Event | 21 de January

Com a participação da autora, de José Sasportes e de Rui Lopes. Entrada livre. Ver evento de facebook.
Lisboa, livraria Tigre de Papel, 16h.

Artigo | 21 de January

Em 2019 e 2020 a economia mundial vai crescer a um ritmo mais baixo do que o previsto anteriormente. Há riscos diversos no horizonte para a estabilidade do sistema como a intensificação das guerras comerciais, o Brexit e a desaceleração da China.

Event | 21 de January

Com Nuno Dias - Investigador, Dinâmia’CET-IUL, e Paula Ferreira - Alto Comissariado para Migrações. Ver evento de facebook.
Lisboa, Casa do Brasil de Lisboa - Rua Luz Soriano, 42 , Bairro Alto, 18h.

Artigo | 21 de January

Várias capitais europeias foram palco de manifestações contra o uso de óleo de palma nos biocombustíveis. Protestos visam convencer Comissão Europeia a banir apoios aos "falsos combustíveis verdes", cujo impacto ambiental é pior que os tradicionais.

Event | 21 de January

Conversa aberta com as professoras Camila Alves (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Juciene Apolinário (Universidade Federal de Campina Grande) sobre a investigação e reflexão em torno dos povos tradicionais brasileiros em diálogo com a atual conjuntura de ataque a direitos no Brasil. Entrada livre. Convocatória: Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa. Ver evento de facebook.
Lisboa, Espaço Camões da Livraria Sá da Costa – Pç Luís de Camões 22 4º D, 18h30.

Event | 21 de January

Nesta mini-formação, Bob Abbott partilha a experiência da PAH de Espanha sobre solicitudes de medidas cautelares ao Comité DESC para suspensão de despejos sem alternativa habitacional. Ver evento de facebook.
Lisboa, Sirigaita - Rua dos Anjos, 12F, 11h.

Event | 21 de January

Entrada Livre. Com Heitor de Sousa (deputado na AR) e Célia Calheiro (deputada Municipal). Ver cartaz.
Pombal, Café Concerto, 21h30.

Artigo | 21 de January

O exército israelita confirmou esta segunda-feira que atacou alvos militares iranianos na Síria. Responsáveis militares iranianos respondem afirmando-se preparados para o confronto.

Event | 21 de January

Uma produção Teatro do Eléctrico e Teatro da Terra em coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João e Cineteatro Louletano. Mais informações.
Porto, Teatro Nacional São João.

Event | 21 de January

Ílhavo, Casa da Cultura de Ílhavo, 21h30.

Event | 21 de January

Por André Levy e Mafalda Santos, Associação Cultural Não Matem o Mensageiro.
Lisboa, Fundação José Saramago, 18h30.

Event | 21 de January

Com a presença de Sérgio Rodrigues e Vasco Mendonça e com leitura de textos a cargo de Ricardo Oliveira Duarte (trechos de Galeano, Nelson Rodrigues, Martin Caparrós, Juan Villoro, Javier Marías, evocando Cabrera Infante…). Este evento é organizado em conjunto com a Fundação José Saramago.
Lisboa, Casa da América Latina, 19h.

Event | 21 de January

Com Vitor Sarmento. Mais informações.
Aveiro, Associação Mercado Negro, 18h.