Event | 22 de October

Organização: Paula Godinho e Miguel Cardina. É uma parceria entre o Instituto de História Contemporânea da NOVA e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Trata-se de uma aula aberta de Antropologia Portuguesa Contemporânea e Antropologia e Património. Ver cartaz/programa.
Lisboa, Nova FCSH – sala multiusos 2, 10h.

Event | 22 de October

Com Catarina Martins, Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda. Ver cartaz.
Porto, Coliseu, 15h.

Event | 22 de October

Organização: Coletivo de Solidariedade Internacionalista. Já estão confirmadas as presenças de: Joana Mortágua (Deputada do Bloco de Esquerda), Cristina Janicas (Atora e Professora), Rosário Gama (Dirigente da APRe) e Teresa Alegre Portugal (Foi Deputada do PS e Vereadora da Câmara Muncipal de Coimbra), entre demais ativistas. Ver evento de facebook.
Coimbra, Pátio do Centro de Artes Visuais, das 17h15 até às 19h45.

Artigo | 22 de October

Em moção entregue à administração da empresa, cerca de 200 trabalhadores da Efacec exigem a reintegração das 21 pessoas despedidas, denunciam a sua substituição por trabalhadores temporários e outsourcing e exigem aumento salarial.

Artigo | 22 de October

EUA planeiam alterar a definição legal de género, passando este a definir-se pelo sexo biológico, sem possibilidade de mudança ao longo da vida, e não com base na identificação individual. Medida impactaria mais de um milhão de pessoas.

Artigo | 22 de October

Catarina Martins lembrou que, desde 1992, as propinas têm vindo sempre a aumentar e esclareceu que a “medida acrescenta ao ensino superior” e “não desce nada para ninguém”, nem no orçamento das universidades, nem na ação social escolar.

Artigo | 22 de October

Filme turco histórico que mostra a aniquilação do povo curdo é projetado este sábado no DocLisboa, na sua versão completa e restaurada. Embaixada da Turquia tentou pressionar o festival para alterar a sinopse do filme e obrigou a que uma versão censurada fosse projetada em Cannes.

Artigo | 22 de October

Afinal, de onde veio este homem que está à beira de ser eleito presidente da República do Brasil? Em que circunstâncias abandonou o Exército este militar de carreira? Qual a coerência do político que hoje acusa a Venezuela depois de ter dito que Hugo Chávez era uma pessoa ímpar? Que propõe para o país o candidato que admite não entender nada de economia? O Esquerda.net esclarece. Por Luis Leiria.

Artigo | 22 de October

O ministro da Administração Interna criticou a divulgação pública de fotografias do momento da captura de presos. O Sindicato Vertical de Carreiras da Polícia (SVCP) usa uma montagem falsa para acusar o ministro de não querer que se apure a verdade.

Artigo | 22 de October

“No novo Brasil do Bolsonaro, o império midiático do bilionário Edir Macedo é usado para investigar e tentar intimidar jornalistas – inclusive The Intercept”, denuncia o jornalista Glenn Greenwald.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de October

O que se passa no Brasil é um retrocesso gigante e não apenas para quem vive no Brasil.