Artigo | 31 de July

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta terça-feira o diploma sobre o direito à autodeterminação de género, reapreciado na Assembleia da República a 12 de julho na sequência do veto presidencial de 9 de maio.

Artigo | 30 de July

Frente Comum entrega no parlamento petição com cerca de 12 mil assinaturas contra a lei que suspende a atribuição de indemnização a um trabalhador da função pública que tenha uma doença ou um acidente de trabalho e fique incapacitado.

Artigo | 30 de July

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 2013, o dia 30 de julho como Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos. Em 2016, mais de 40 milhões de pessoas teriam sido forçadas à escravidão à escala global. Publicado por IHU Brasil.

Artigo | 29 de July

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) teve lucros consolidados de 194 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. No período homólogo do ano passado, teve prejuízos de 50 milhões.

Artigo | 28 de July

O Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e o Sindicato dos Enfermeiros (SE) marcaram uma greve geral da classe para o período entre 13 e 17 de agosto.

Artigo | 27 de July

A paralisação, que registou uma adesão de 100% entre os filiados do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL), foi agendada na sequência da “crescente proliferação de práticas anti-sindicais”. O SEAL entregou novo pré-aviso de greve às horas extraordinárias entre 13 de agosto e 10 de setembro.

Artigo | 26 de July

A Gilead, que comercializa o Truvada, medicamento usado no tratamento do VIH e como PrEP (pílula contra a sida), poderá perder o exclusivo. O antirretroviral pode baixar de preço significativamente.

Artigo | 26 de July

Mais de 80 personalidades propõem o fim das taxas moderadoras no SNS, nas situações que não dependem da vontade do utilizador. O documento defende também que o SNS seja avaliado de dois em dois anos.

Artigo | 26 de July

O prédio Santos Lima, em Lisboa, foi comprado por 2 milhões de euros para apenas 20 dias depois ser posto à venda por 7 milhões. No edifício, descrito no anúncio como “devoluto”, residem na realidade 17 famílias.

Artigo | 26 de July

Tripulantes de cabine cumprem nesta quinta-feira o segundo dia de paralisação. A greve a nível europeu é pela aplicação da lei nacional, em vez da lei da Irlanda, como quer impor a empresa, que ameaça com despedimentos.

Artigo | 25 de July

Num comunicado dirigido ao Ministro da Educação, à Secretária de Estado Adjunta e da Educação e à Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, um grupo de professores exige o cumprimento de direitos constitucionalmente consagrados: o direito à greve, o direito a férias e o direito à educação.

Artigo | 25 de July

Para além dos 20 voos não realizados no Porto, na manhã desta quarta-feira, foram cancelados 6 voos em Lisboa e 5 em Faro. A greve em questão é feita à escala europeia e está a ser levada a cabo por trabalhadores que exigem a aplicação da lei nacional.

Artigo | 25 de July

A substituição será por completo: todo o staff será substituído. Até 2020, todos os estabelecimentos McDonald's nos EUA terão apenas máquinas de self-service.

Artigo | 24 de July

Os 259 estabelecimentos de alojamento local em Lisboa de 2010 passaram para 9833. O aumento de 3000% faz com que Lisboa tenha um quinto do total nacional.

Artigo | 24 de July

Estado português vai enviar 50 elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB) para ajudar a combater os incêndios na Grécia. Ajuda portuguesa para a Suécia parte esta terça-feira.

Artigo | 23 de July

Eurostat revela que a percentagem de funcionários públicos em Portugal, face ao número total de trabalhadores, é a quinta menor da União Europeia.

Artigo | 23 de July

Guardas-florestais organizaram greve de três dias exigindo a atribuição de suplementos remuneratórios, o descongelamento das carreiras e a integração de 200 novos trabalhadores.

Artigo | 23 de July

O deputado da Assembleia Municipal do Porto, David Ribeiro, publicou este fim de semana comentários depreciativos sobre um grupo de pessoas que qualificou como “energúmenos” e “ciganos romenos”.

Artigo | 22 de July

Desde 2016, o SEF detém as crianças, contra as recomendações da ONU. O ACNUR alertou a Provedora de Justiça. As crianças não deviam ser detidas, mas ser encaminhadas para uma Casa de Acolhimento do CPR, mas o SEF viola as normas e diz que “as regras não são lei”.

Artigo | 21 de July

Neste sábado, o movimento Figueira Sem Tourada promove uma ação de protesto contra as touradas, às 21h junto ao Coliseu Figueirense, na Figueira da Foz. Nesta sexta-feira, o protesto teve lugar na Póvoa de Varzim.