You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Os protestos estudantis começaram 72 dias antes do massacre de 2 de outubro, em que a polícia e o exército mataram centenas de estudantes a tiro. Antes de outubro, as forças armadas ocuparam e tomaram estabelecimentos do Ensino Superior.

Artigo | 29 de July

No dia 24 de julho de 1995, morreu George Rodger. Foi um fotógrafo britânico, cujo trabalho teve grande projeção. Foi um dos fundadores da agência "Magnum Photos". Por António José André.

Artigo | 25 de July

Como é que em Portugal se tem lidado com o passado colonial? Esta questão tem estado crescentemente na ordem do dia. Mais de 40 anos volvidos sobre o fim político do colonialismo, com as independências africanas e a queda da ditadura do Estado Novo, o tema tem vindo a surgir de múltiplas formas. Por Miguel Cardina e Bruno Sena Martins.

Artigo | 24 de July

O Esquerda.net falou com Pedro Schacht Pereira, Professor Associado de Estudos Portugueses e Ibéricos na Ohio State University, nos EUA, sobre pós-colonialismos, a memória histórica coletiva portuguesa, a forma como os portugueses se relacionam com a história e literatura. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Artigo | 15 de July

Os Pearl Jam atuaram este sábado no festival NOS Alive. Antes de interpretar “Imagine”, de John Lennon, Eddie Vedder criticou quem pensa mais no seu lucro do que no ambiente, nos imigrantes e na igualdade. O músico falou ainda sobre a violência contra as mulheres.

Artigo | 12 de July

Na comissão parlamentar de cultura da Assembleia da República foram ouvidas várias estruturas que ficaram sem apoio, muitas das quais subscreveram o texto que publicamos em anexo. As estruturas pediram reunião de urgência ao primeiro-ministro, António Costa.

Artigo | 8 de July

Mural Sonoro, da autoria de Soraia Simões, é um podcast semanal “sobre mulheres na música, papéis, reportórios de luta e resistências”, e publicará cerca de 50 entrevistas.

Artigo | 6 de July

O evento de criação cultural e convívio regressa ao centro histórico de Viseu de 6 a 10 de julho, com exposições, música e várias oficinas.

Artigo | 3 de July

Entre 1 e 3 de julho de 1968, os autocarros e elétricos da Carris de Lisboa circularam, mas não houve cobrança de bilhetes, pois nesses dias os cobradores deixaram a mala nas estações – daí o nome de greve da mala. Por Carlos Santos