Artigos Opinião Esquerda | 25 de July

Tenho orgulho no documento central da VI Convenção do Bloco/Açores! E tenho ainda mais orgulho, na equipa que o produziu e que, sem sombra de dúvida, vai levar este trabalho para a frente.

Artigo | 25 de July

Pedro Filipe Soares destacou, em conferência de imprensa, que o Bloco foi o partido "com mais Projetos de Lei e Projetos de Resolução aprovados" e apresentou três prioridades para o Orçamento do Estado para 2019.

Event | 25 de July

Canções de Zeca Afonso. Convocatória: Associação José Afonso. Ver evento de facebook.
Porto, Miradouro das Virtudes - Junto à Cooperativa Árvore, 16h.

Event | 25 de July

Haverá Tertúlia sobre a importância das canções e vivência de José Afonso na Galiza, no tempo do franquismo, mas também do seu impacto nas novas gerações. Com a presença de Arturo Reguera e Viriato Teles. Convocatória: Associação José Afonso. Ver evento de facebook.
Grândola, Cineteatro Grandolense, 19h.

Event | 25 de July

Grândola, Jardim 1º de Maio, 19h.

Artigo | 25 de July

Num comunicado dirigido ao Ministro da Educação, à Secretária de Estado Adjunta e da Educação e à Diretora Geral dos Estabelecimentos Escolares, um grupo de professores exige o cumprimento de direitos constitucionalmente consagrados: o direito à greve, o direito a férias e o direito à educação.

Audio | 25 de July

Podes ouvir aqui as intervenções de Ana Gomes, Marisa Matias e de Pedro Marques Lopes na sessão.

Artigo | 25 de July

O Porto sem OGM, o Diga Não aos Herbicidas com Glifosato e os ativistas Mateus Carvalho e Daniel Neves lançaram um abaixo assinado endereçado à Assembleia da República, ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e ao Presidente da República com o intuito de remover nacionalmente a utilização de herbicidas com o composto químico glifosato.

Artigo | 25 de July

Esta quarta-feira, o Bloco denunciou os tempos de espera para as realizações de consultas no hospital de Braga, que considera “inaceitáveis”. Assim, perguntou ao governo quais são as medidas “urgentes e inadiáveis” que pretende implementar para resolver a situação.

Breves | 25 de July
A partir de agora, o Esquerda contará com uma newsletter diária, de segunda a sexta, que será enviada por volta das 9 horas e passará a poder ser acedida na home do portal.
Artigo | 25 de July

Como é que em Portugal se tem lidado com o passado colonial? Esta questão tem estado crescentemente na ordem do dia. Mais de 40 anos volvidos sobre o fim político do colonialismo, com as independências africanas e a queda da ditadura do Estado Novo, o tema tem vindo a surgir de múltiplas formas. Por Miguel Cardina e Bruno Sena Martins.

Artigo | 25 de July

Em carta dirigida a Vieira da Silva, a Associação dos Profissionais do Regime de Amas contestou a aplicação do PREVPAP e fez denúncias em relação à integração das amas no Estado. Bloco de Esquerda já se dirigiu ao governo.

Artigo | 25 de July

A explosão teve lugar perto de uma mesa de voto. Esta quarta-feira, os paquistaneses votam para eleger o próximo governo. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Artigo | 25 de July

Esta quarta-feira, o Bloco questionou a legalidade de os conselhos de turma decorrerem com um quórum deliberativo de um terço. O partido sugere que o direito dos alunos a uma avalição correta está a ser violado.

Breves | 25 de July
A 16ª edição da FLIP começa esta quarta-feira e conta com a presença de Maria Teresa Horta, Isabela Figueiredo e Vasco Pimentel.
Event | 25 de July

Ação simbólica internacional, levada a cabo em Portugal pela ANIMAL. Mais detalhes muito em breve! Ver evento de facebook.
Lisboa, Praça de Luís de Camões, 18h30.

Event | 25 de July

Jantar e música ao vivo com Francisco Naia, Luís Pires, Vítor Sarmento e todos quantos queiram também cantar uma canção ou declamar um poema. Inscrições: 210963942 / 914887468 ou por email - info@restauranteobispo.com. Ver evento de facebook.
Seixal, Restaurante O Bispo – Pç da República, 2, 20h.

Event | 25 de July

Programação: 17h00 - Cais de Embarque; 17h30 - Conversa Sem Fronteiras (com António Brito Guterres, António Chainho, Conan Osiris e Filipa Marinho); 18h30 - Mercado de Sabores; 19h00 - Há Baile no Cais (com atuação de Kastrupismo). Ver evento de facebook. Convocatória: Festival World Academy.
Lisboa, World Academy - Avenida Comendador Nunes Corrêa, 17h.

Artigo | 25 de July

Para além dos 20 voos não realizados no Porto, na manhã desta quarta-feira, foram cancelados 6 voos em Lisboa e 5 em Faro. A greve em questão é feita à escala europeia e está a ser levada a cabo por trabalhadores que exigem a aplicação da lei nacional.

Event | 25 de July

A Mostra Cinemas Negras consiste na exibição de 5 curta metragens de diretoras brasileiras e negras e duas intervenções poéticas de Luana Júlia para inspirar uma mesa redonda com a mediação de Bia Leonel e a participação de Lolo Arziki. Convocatória: Kbça D' Nêga e Casa do Brasil de Lisboa. Ver evento de facebook.
Lisboa, Casa do Brasil de Lisboa - Rua Luz Soriano, 42 , Bairro Alto, 18h.