You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 22 de December

Em 2018, a China reconfigurou o poder, reforçando significativamente a liderança de Xi Jinping. Simultaneamente, o “Império do Meio” vem definindo uma estratégia de expansão mundial e exemplificou a aplicação prática do seu poder com a repressão implacável em Xinjiang. Por Carlos Santos

Artigos dossier | 16 de December

Na noite de 10 de maio de 1968, em poucas horas num espaço curto em Paris, foram erguidas 60 barricadas, sem qualquer plano prévio ou estratégia coerente. Na manhã de 11, após a brutal repressão policial, os estudantes apelam à greve geral a partir de 13 de maio. Por Carlos Santos.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de October

O novo Presidente do Brasil quer ser o melhor amigo de Trump. Este é todo um programa político nos tempos que correm, é o programa político da extrema-direita que quer criminalizar a pessoa pobre e a pessoa diferente.

Artigo | 18 de September

O presidente da Venezuela visitou a China e, no seu regresso, escreveu no twitter que “o plano de recuperação económica” conta com o apoio chinês. Foram assinados 28 acordos de “cooperação estratégica” entre os dois países e a China terá emprestado 5 mil milhões de dólares à Venezuela.

Artigo | 3 de July

Entre 1 e 3 de julho de 1968, os autocarros e elétricos da Carris de Lisboa circularam, mas não houve cobrança de bilhetes, pois nesses dias os cobradores deixaram a mala nas estações – daí o nome de greve da mala. Por Carlos Santos

Artigo | 13 de May

Uma gigantesca manifestação, que mobiliza mais de 500 mil pessoas, paralisa Paris. Por toda a França há manifestações e tem início uma greve geral, que durará semanas. O protesto já não é apenas estudantil, é uma revolta social. Por Carlos Santos.

Artigo | 3 de May

A 3 de maio de 1968, o reitor da Sorbonne, em Paris, chama a polícia para interromper uma assembleia estudantil e expulsar os estudantes. As manifestações ampliam-se, centenas de estudantes são presos e surgem as primeiras barricadas. Por Carlos Santos

Artigo | 21 de February

No dia 21 de fevereiro de 1968, realizou-se em Lisboa uma manifestação contra a Guerra do Vietname. Naquele tempo, participar numa manifestação em Portugal podia significar a prisão, bárbaras agressões e/ou longas torturas. Por Carlos Santos.