Artigo | 8 de December

As eleições autonómicas realizadas na Andaluzia no passado dia 2 foram marcadas por uma verdadeira “onda” de extrema-direita, que produziu um verdadeiro “tsunami político”. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 1 de November

O 2º turno das eleições presidenciais do Brasil confirmou o que todas as pesquisas de opinião vaticinavam e se temia: o candidato da extrema-direita foi eleito na mais dramática eleição presidencial desde o regresso à democracia. Análise de Jorge Martins.

Artigo | 19 de October

Os três partidos que integravam a coligação de centro-direita sofreram perdas severas. Das três forças da oposição, duas foram “varridas” do Parlamento e o partido dominante entre a minoria russa recuou. Os vencedores foram três novas formações políticas. Por Jorge Martins.

Artigo | 15 de October

A União Social-Cristã da Baviera (CSU), partido “irmão” da União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, sofreu pesadas perdas nas eleições regionais da Baviera, que lhe custaram a maioria absoluta. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 9 de October

Apesar de continuar a ser o partido mais votado, a ADI, do primeiro-ministro Patrice Trovada, não encontra aliados para se manter no poder. O MLSTP/PSD e a coligação PCD-MDFM-UDD devem aliar-se para formar governo. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 7 de October

Neste artigo, faço uma antevisão das eleições gerais de amanhã, com destaque para o 1º turno da eleição presidencial, a mais dramática da 6ª República. Por Jorge Martins.

Artigo | 6 de October

Do período colonial à 6ª República, a segunda parte deste artigo descreve a evolução política do Brasil, marcada por uma estrutura social que se manteve quase intacta ao longo dos últimos 200 anos.

Artigo | 4 de October

Para muitos portugueses, o Brasil é ainda um ilustre desconhecido. Neste primeiro artigo, apresento o sistema político-institucional do país, vertido na Constituição de 1988.

Artigo | 22 de September

O quadro parlamentar saído destas eleições tornou ainda mais difícil a formação de um governo, aumentando a instabilidade governativa. Bloco verde-vermelho obteve vitória tangencial, alicerçada no voto feminino. Por Jorge Martins

Artigo | 8 de September

As eleições legislativas que decorrerão neste domingo, na Suécia, deverão ter como desfecho principal uma forte subida dos Democratas Suecos (SD), uma força política de extrema-direita. O Partido da Esquerda (V) espera, igualmente, obter importantes ganhos. Artigo de Jorge Martins.

Artigo | 9 de June

O quadro partidário é muito fragmentado, tendo nove forças políticas ultrapassado a cláusula-barreira de 4%, nas eleições de 3 de junho. O partido nacional-conservador SDS foi o mais votado, mas a formação de um novo executivo não se afigura fácil. Por Jorge Martins.

Artigo | 23 de May

Nas eleições legislativas antecipadas do passado dia 12, a coligação de centro-direita Aliança para a Mudança e o Progresso (AMP), liderada por Xanana Gusmão, obteve a maioria absoluta, derrotando a Fretilin. Por Jorge Martins.

Artigo | 2 de May

Desde 2010, cerca de 70% dos eleitores húngaros votam na direita reacionária ou na extrema-direita pura e dura. Politicamente, a Hungria já regressou aos anos 30. Por Jorge Martins.

Artigo | 16 de April

Este exercício, por razões várias, tem relativamente pouca fiabilidade. Por isso, mais que uma previsão com números fiáveis ou aproximados aos resultados, o que podemos concluir daqui são as tendências que marcarão as próximas eleições europeias, as primeiras a realizar após o Brexit. Por Jorge Martins.

Artigo | 10 de April

Nas eleições presidenciais costarriquenhas, Carlos Alvarado, do Partido de Ação Cidadã (PAC), de centro-esquerda, derrotou Fabricio Alvarado, do Partido Restauração Nacional (PREN), da direita evangélica reacionária. Por Jorge Martins

Artigo | 1 de March

As eleições legislativas italianas do próximo dia 4 de março irão decorrer num clima de tensão política como há muito não se via. Por Jorge Martins