Artigos Opinião Esquerda | 21 de December

Em tempos de austeridade, PSD e CDS souberam sempre assegurar bons negócios. Privatizaram a EDP e ainda lhe garantiram lucros fixos por mais sete anos na eólica.

Artigo | 21 de December

Esta sexta-feira, dezenas de manifestantes concentraram-se em frente ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em Lisboa, no sentido de exigirem que o PREVPAP seja cumprido.

Artigo | 21 de December

Catarina Martins exigiu esta sexta-feira que “não se deixe aumentar o défice social para se fazer um brilharete em Bruxelas”. A coordenadora do Bloco respondia às declarações do ministro das Finanças que admitiu rever em baixa o défice.

Artigo | 21 de December

Começou com um apelo assinado por académicos e ambientalistas, passou por um conjunto de ações provocatórias em Londres. Esteve presente fortemente na cimeira de Katowice. Tornou-se viral. O Extinction Rebellion é hoje um movimento global de desobediência civil ambiental.

Breves | 21 de December
O Bloco reuniu esta sexta-feira com a Associação Nacional dos Cuidadores Informais. Catarina Martins realçou a esperança de concluir a legislação do estatuto do cuidador informal no primeiro trimestre de 2019. A única proposta é do Bloco mas a coordenadora bloquista sublinha que “não é uma lei do Bloco de Esquerda é uma necessidade do país.”
Artigo | 21 de December

A proposta do Bloco para conceder vistos temporários a imigrantes que descontem há pelo menos um ano foi aprovada na Assembleia da República com os votos contra do CDS e a abstenção do PSD.

Artigo | 21 de December

O governo diz que não é a “proposta oficial”. Mas a FESAP recebeu um documento em que consta a proposta de impedir a progressão na carreira para quem tenha aumentos salariais superiores a 28 euros. A Frente Comum prepara um início de ano com iniciativas de luta contra a estagnação salarial.

Audio | 21 de December

Podcast da sessão no 4º Encontro Feminista "Insubmissas", com intervenções de Elisabete Brasil e de Patrícia Martins, e a moderação de Cecília Honório.

Artigo | 21 de December

O Bloco apresentou no parlamento um voto de repúdio pelo confinamento e isolamente e migrantes na Dinamarca. O texto foi aprovado esta sexta-feira com os votos contra da direita parlamentar e com 3 abstenções de deputados do PS.

Artigo | 21 de December

Ao mesmo tempo que divergências sobre as intervenções militares norte-americanas causam a demissão do Secretário da Defesa, Trump insiste em incluir a construção do muro com o México na lei de financiamento. A rejeição democrata a esta medida pode levar à paralisação do governo.

Artigo | 21 de December

Decorreram na manhã de sexta-feira várias concentrações e tentativas de bloqueio de estradas que mobilizaram poucas pessoas. Arménio Carlos, líder da CGTP, fala em populismo. Catarina Martins sublinhou a tentativa de instrumentalização da extrema-direita.

Artigo | 21 de December

Os presos políticos catalães decidiram acabar a sua greve de fome. Conseguiram a principal reivindicação que era o fim do bloqueio às suas queixas nos tribunais internacionais. No mesmo dia em que Pedro Sánchez reuniu com Quim Torra, presidente da Generalitat, e anunciaram vontade de diálogo conjunta.